Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

POLÍTICA

Luiz Almir Soares é aprovado por unanimidade para a presidência da Ageac após sabatina

Publicado em

A Comissão especial se reuniu nesta quinta-feira (17) para fazer sabatina com Luiz Almir Soares, ex-controlador geral do Estado e indicado pelo governador Gladson Cameli à Presidência da Ageac para os próximos 4 anos.

Conforme a Constituição e o Regimento da Casa, a comissão especial é encarregada de fazer a oitiva do indicado e deliberar sobre o parecer a ser apresentado no plenário, visto que tanto o presidente quanto os indicados do segundo escalão da Ageac devem ser submetidos à apreciação da Assembleia Legislativa.

O deputado Pedro Longo, do PDT, foi quem presidiu a comissão e também é o relator.

Continua depois da publicidade

Luiz Almir Soares disse que foi convidado pelo governador depois de ter passado 3 anos e 9 meses na CGE (Controladoria Geral do Estado), onde ele afirma ter deixado um legado.

“Como a construção de um novo prédio aqui, onde era a federal, como um concurso público que já foi aprovado pela CGR e estão complementando com documentos, como a reforma do prédio antigo, que alagava, praticamente alagava por dentro, como a melhoria de algumas SECs que hoje são CAS, em funcionários que necessitavam, porque são técnicos em auditorias, com veículos novos, com orçamentos de 169 mil quando eu cheguei e hoje a CGE tem 1.741 mil, ou seja, foi um pequeno legado. Eu pretendo fazer o mesmo pela Ageac e muito mais, porque existe uma peculiaridade na agência reguladora do Estado do Acre, somos a única que concentra todas as atividades do objeto em uma única agência”, diz Luiz.

De fato, a Ageac fiscaliza, controla e regulamenta o transporte intermunicipal, a energia elétrica e o saneamento básico.

Luiz Almir Soares é amazonense e veio do Tribunal de Contas do Amazonas. “Vim do Amazonas, e não tenho vergonha de falar isso. Vim do Amazonas com muito prazer e adoro meu Amazonas, assim como adoro o Acre. Se Deus me permitir, me tornarei cidadão acreano”, declarou.

Na ocasião, foram abordados vários assuntos, incluindo a questão do monopólio da empresa de transporte, onde a população será beneficiada. Luiz também mencionou que pretende reformar a sede da agência.

Durante a reunião, o indicado ouviu reivindicações e manifestações, tanto de deputados quanto de pessoas ligadas aos serviços públicos, que são disponibilizados para empresas privadas, a fim de melhorar o atendimento à população e aos sindicatos.

Continua depois da publicidade

Apesar da aparente pressão na sabatina, a reunião não passa de uma “praxe”, visto que o governo indica e a Aleac aprecia e “concorda”, para então votar na aprovação do nome, que neste caso não sofreu nenhuma resistência.

Ao final da reunião, Pedro Longo apresentou relatório favorável, o qual foi votado e aprovado por unanimidade. Após ser aprovado na comissão, o relatório foi levado ao plenário da Assembleia Legislativa e aprovado por 16 votos, número de deputados que estavam na casa, ou seja, por unanimidade dos presentes, Luis Almir deverá assumir a Ageac ainda eata semana.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress