Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

POLÍTICA

“Lula acordou muito bem e já está conversando”, afirma equipe médica

Publicado em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma cirurgia, nesta sexta-feira (29/9), para tratar uma artrose na região do quadril. A operação foi realizada no hospital particular Sírio-Libanês, em Brasília, onde o mandatário chegou para internação por volta das 8h, acompanhado da primeira-dama, Janja da Silva. A equipe médica informou que o procedimento começou meio-dia e terminou às 13h13.

“Ele (Lula) acordou muito bem já está conversando”, disse o ortopedista Giancarlo Polesello, chefe da equipe da operação. Segundo o médico, o presidente deverá usar andador até que retome o equilíbrio.

“Vai usar andador por conta do equilíbrio. Geralmente um paciente submetido a uma cirurgia desse porte tem dificuldade de equilíbrio”, informou.

Continua depois da publicidade

De acordo com o ortopedista, Lula, de 77 anos, deve retornar ao Alvorada no início da próxima semana. “A expectativa é que segunda ou terça-feira, no mais tardar, ele estará no Alvorada”.

Segundo a médica Ana Helena Germoglio, o presidente vai deixar o hospital caminhando. “Hoje ele já está se movendo, a recuperação tende a ser pouco tempo. Vamos sair daqui do hospital com o presidente levantando e andando. Não há limitação dele andar no Alvorada”, afirmou.

Presidente também passa por blefaroplastia

O presidente também foi submetido a uma blefaroplastia, cirurgia para a retirada do excesso de pálpebra, e que durou das 15h às 16h, realizada pela médica oftalmologista Eliana Forno.

“É um procedimento médico, ele tinha alterações que atrapalhavam muito o dia-a-dia do presidente. Esse procedimento é uma indicação médica mesmo, não é por estética”, disse Roberto Kalil, médico pessoal de Lula. Os médicos informaram que essa cirurgia foi realizada porque o presidente reagiu bem à anestesia geral, e por isso fizeram a blefaroplastia.

Você pode gostar

O procedimento cirúrgico ortopédico ao qual o presidente foi submetido é chamado artroplastia total do quadril, do lado direito, com anestesia geral. Na prática, a operação consiste na substituição da articulação lesionada – que tem causado fortes dores no mandatário há pelo menos um ano – por uma prótese.

A operação foi conduzida pelo cirurgião-chefe ortopedista especialista em quadril Giancarlo Cavalli Polesello; com acompanhamento dos médicos Roberto Kalil Filho, cardiologista de Lula, e Ana Helena Germoglio, infectologista e coordenadora-geral da equipe de Saúde da Presidência da República.

Veja como foi a coletiva com a equipe médica:

Recuperação

O chefe do Executivo federal tem artrose no quadril há muitos anos, e a condição é caracterizada pelo desgaste da articulação do fêmur e da bacia. Com a deterioração das cartilagens que revestem a região, o paciente sente dor e tem limitação de movimentos.

Segundo especialistas, a cirurgia oferece melhor qualidade de vida aos pacientes, que têm redução expressiva da dor, diminuição da rigidez com o movimento próximo ao normal, aumento da capacidade e da distância de caminhada e melhora significativa para realizar a maioria das atividades de vida diária.

Conforme as informações da equipe médica, o presidente deve ficar internado por cerca de cinco dias. Em seguida, ele passará a despachar do Palácio da Alvorada, uma vez que não quer permanecer distante do trabalho por muito tempo. Não há previsão de que o vice-presidente Geraldo Alckmin assuma a Presidência durante a recuperação do titular.

Ao todo, Lula deve ficar quase dois meses sem viajar durante o período de convalescença. O próximo compromisso internacional do presidente ocorrerá no final de novembro, na 28ª Cúpula do Clima (COP) da ONU nos Emirados Árabes Unidos, em Dubai. Ele passará pela Alemanha na volta da viagem.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress