POLÍTICA
Lula confirma disposição para negociar tarifas com Trump em próxima reunião

Kuala Lumpur, Malásia – Em meio a expectativas sobre o encontro com o presidente americano Donald Trump, o presidente Lula reafirmou sua intenção de buscar uma solução para as tarifas de 50% impostas aos produtos brasileiros. A declaração foi feita a jornalistas antes de uma cerimônia na Universidade Nacional da Malásia, onde Lula recebeu o título de doutor honoris causa.
Lula negou que Trump tenha estabelecido exigências prévias para a reunião. “Não tem exigência dele e não tem exigência minha ainda. Vamos colocar tudo na mesa e buscar uma solução”, afirmou o presidente brasileiro. Trump, a bordo do Air Force One, indicou que os Estados Unidos poderiam aliviar as tarifas “sob as condições certas”.
As tarifas de 50% foram anunciadas pelos EUA em julho, sob a alegação de práticas comerciais injustas e perseguição à oposição e à livre expressão no Brasil, mencionando o processo judicial contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Apesar das tensões, a Casa Branca publicou uma lista de exceções, incluindo produtos como suco de laranja e aeronaves da Embraer. O governo brasileiro espera ampliar essa lista ou suspender as tarifas durante as negociações. Uma fonte do governo informou à CNN Brasil que a diplomacia brasileira não recebeu indicações da Casa Branca sobre possíveis exigências de Trump.