Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

POLÍTICA

Lula dará aumento real no salário mínimo em 2024, afirma Simone Tebet

Publicado em

Lula Marques/ Agência Brasil - 04/04/2023 Tebet detalhou PLDO nesta segunda

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou nesta segunda-feira (17) que o salário mínimo terá aumento real no próximo ano, diferente do que está previsto no  Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias  (PLDO) de 2024, enviado pela pasta na última sexta-feira (14) ao Congresso Nacional.

No PLDO, está previsto salário mínimo de R$ 1.389. O valor é referente a um reajuste de 5,2% em relação ao valor de R$ 1.320 que  deve ficar vigente a partir de maio deste ano.

Continua depois da publicidade

Esse reajuste, explicou Tebet, considera apenas a variação esperada do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do Brasil, sem aumento real (acima da inflação). Quando o salário mínimo não tem aumento real, isso significa que o poder de compra do trabalhador continua o mesmo do salário anterior, já que é aplicada apenas a correção em relação à inflação.

Simone Tebet, ministra do Planejamento e Orçamento, durante apresentação do arcabouço fiscal. Foto: José Cruz/ Agência Brasil - 30/03/2023
Simone Tebet, ministra do Planejamento e Orçamento, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Foto: Reprodução/Twitter - 27/10/2022
Simone Tebet, ministra do Planejamento e Orçamento, durante apresentação do arcabouço fiscal. Foto: José Cruz/ Agência Brasil - 30/03/2023
Simone Tebet, ministra do Planejamento e Orçamento, durante audiência pública sobre a reforma tributária. Foto: Lula Marques/ Agência Brasil - 04/04/2023

“É óbvio que não há a menor chance do presidente no ano que vem não dar aumento real do salário mínimo”, disse a ministra, durante coletiva de imprensa para detalhar o PLDO .

Segundo Tebet, o aumento real será definido a partir do “percentual permitido pelo espaço fiscal”, e dependerá tanto da aprovação do  arcabouço fiscal quanto do incremento da receita federal.

“Se tire de qualquer lugar, mas o presidente não vai descumprir uma promessa de campanha. O aumento vai ser real”, prometeu a ministra.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement