Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

POLÍTICA

Lula despacha do Alvorada e descarta mudar viagens por causa de dor

Publicado em

Presidente Lula quer manter agenda de viagens internacionais, apesar de dor crônica que vem sentido e da cirurgia que fará na cabeça do fêmur, em outubro, para tratar o problema — Foto: Canal Gov

O presidente Luíz Inácio Lula da Silva não deve alterar sua rotina de viagens, nacionais e internacionais, por causa da dor crônica que vem sentindo no quadril. Assim como fez nesta quarta-feira (26), ele deve manter até esta quinta a sua agenda de despachos no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, e só retornar ao Palácio do Planalto na sexta-feira (28).

Pela manhã, Lula deu entrada no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, onde passou por uma denervação percutânea. Trata-se de uma infiltração de medicamentos na raiz nervosa do fêmur para redução das dores que ele vem sentindo.

Para solucionar e dar fim ao problema, o presidente vai passar por uma cirurgia de artroplastia de quadril em outubro. A escolha do mês, segundo o próprio presidente, será para aproveitar uma janela de compromissos fora do país, previstos para setembro e novembro.

Continua depois da publicidade

Lula tem artrose na cabeça do fêmur, que é o desgaste na cartilagem que reveste as articulações, e vem se queixando de dores com mais frequência.

A cirurgia já vinha sendo recomendada pela equipe médica que cuida do presidente, inclusive com a indicação de que ele reduzisse o ritmo de viagens e eventos públicos, o que não aconteceu. O presidente manteve sua agenda de compromissos, inclusive em viagens ao exterior. Em junho, como convidado para a reunião do G7, esteve no Japão reunido com lideranças das principais economias do mundo. Este mês esteve na Bélgica, na Europa, e passou por Cabo Verde, na África.

Nos próximos meses, está prevista a ida do presidente à França e à África do Sul, esta para participar da reunião de cúpula dos Brics – bloco diplomático composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress