Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

POLÍTICA

Lula discursa na FAO, encontra Papa Leão XIV e lidera iniciativas contra a fome em Roma

Publicado em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpre uma agenda intensa em Roma, nesta segunda-feira (13), com foco no combate à fome e à pobreza global. Ele participa do Fórum Mundial da Alimentação, organizado pela FAO, encontra-se com o recém-eleito Papa Leão XIV, e lidera discussões sobre a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.

A participação de Lula no Fórum Mundial da Alimentação foi a convite do diretor-geral da FAO, Qu Dongyu, em reconhecimento aos avanços do Brasil na segurança alimentar. O país superou o patamar de 2,5% da população em risco de subnutrição, saindo do Mapa da Fome. Em seu discurso, Lula deve enfatizar o sucesso do Brasil em erradicar a fome, um feito que ele já havia alcançado em 2014 e que foi retomado em seu atual governo.

Continua depois da publicidade

“A gente tinha acabado com a fome em 2014. Voltei em 2023 e havia 33 milhões de pessoas dentro do Mapa da Fome. Agora, acabamos com ela outra vez em dois anos e meio”, declarou Lula em evento recente.

O Fórum Mundial da Alimentação, que se estende até o dia 18, celebra os 80 anos da FAO e serve como plataforma global para transformar os sistemas agroalimentares, alinhado com a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. O evento é estruturado em torno dos pilares de Juventude, Ciência e Inovação e Investimentos, e adota os “quatro melhores” (melhor produção, melhor nutrição, melhor meio ambiente e melhor vida).

Continua depois da publicidade

Além de sua participação no fórum, Lula terá um encontro inédito com o Papa Leão XIV, eleito em maio deste ano. A reunião representa um momento significativo para discutir questões globais de interesse comum, como a erradicação da pobreza e a promoção da paz.

Lula também lidera a segunda reunião do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, que reúne ministros, representantes de governos, agências da ONU, bancos multilaterais e organizações da sociedade civil. A aliança, copresidida por Brasil e Espanha, tem como objetivo apoiar e acelerar os esforços para erradicar a fome e reduzir as desigualdades.

Durante a reunião, serão avaliados os progressos da Iniciativa de Implementação Acelerada (Fast Track), que apoia planos nacionais de combate à fome e à pobreza em países como Etiópia, Quênia, Haiti, Ruanda e Zâmbia. Os primeiros resultados serão apresentados na Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Social da ONU, em Doha, no Catar, em novembro.

Continua depois da publicidade

Lula também inaugurará o espaço do Mecanismo de Apoio da Aliança Global, que funcionará como o secretariado da iniciativa, com sede na FAO e escritórios em Brasília, Adis Abeba, Bangkok e Washington. A Aliança Global contra a Fome e a Pobreza já conta com quase 200 membros, incluindo países, fundações, organizações internacionais e instituições financeiras, que são as principais fontes de financiamento dos projetos e planos da aliança.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement