Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

POLÍTICA

Lula diz que governo quer abrir consulado em Angola

Publicado em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, na manhã deste sábado (26/8), que o governo brasileiro estuda abrir um Consulado-geral em Luanda, Angola. A afirmação foi feita durante a inauguração da Galeria Ovídio de Melo, no Instituto Guimarães Rosa.

“Com aproximadamente 30 mil brasileiros, Angola já abriga nossa maior comunidade em todo continente africano, por isso, instruí o chanceler Mauro Vieira a estudar a abertura de um Consulado-Geral em Luanda, que seria o primeiro em um país de língua portuguesa na África”, disse.

“Nas relações entre Brasil e Angola, precisamos sonhar alto e sonhar muito longe”, completou o presidente, citando palavras do escritor angolano Pepetela, ganhador do Prêmio Camões.

O Consulado-Geral é vinculado ao Ministério de Relações Exteriores e, entre as funções exercidas, está a emissão de passaportes e certidões de nascimento.

Continua depois da publicidade

Lula desembarcou em Luanda para uma visita oficial de dois dias, após participar de 15ª Cúpula do Brics, na África do Sul. Antes de retornar ao Brasil, o petista ainda passará por São Tomé e Príncipe, por ocasião da reunião da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Esta é a primeira visita oficial dele ao continente neste terceiro mandato.

 

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress