Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

POLÍTICA

Lula diz que vetos eram para proteger agronegócio e que China e Europa podem parar de comprar do Brasil

Publicado em

Lula diz que vetos eram para proteger agronegócio e que China e Europa podem parar de comprar do Brasil Foto: Reprodução/YouTube/Canal Gov

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou nesta quinta-feira, 4, o Congresso por ter derrubado 52 itens de veto à Lei Geral do Licenciamento Ambiental e afirmou que os vetos eram para proteger o agronegócio, alertando que China e Europa podem parar de comprar produtos do Brasil. A fala ocorreu durante a abertura da 6ª Reunião Plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), o Conselhão, no Palácio Itamaraty, em Brasília.

Por maioria de votos em ambas as Casas, o Congresso Nacional derrubou, no último dia 27, vetos do Poder Executivo a 52 pontos da Lei Geral do Licenciamento Ambiental (Lei 15.190, de 2025). Retornaram ao texto legal trechos que tratam da dispensa e simplificação do licenciamento ambiental e de suas exigências e responsabilidades, bem como da função dos órgãos federais, estaduais e municipais nesses processos.

Continua depois da publicidade

Sobre o tema, Lula comentou após a fala de Eraí Maggi Scheffer, um dos produtores rurais mais influentes do país, que defendeu em seu discurso a visão do governo federal sobre o agronegócio no Brasil. “E eu acho que, quando a gente vê o Eraí falar, a gente percebe que a bancada do Agronegócio não o ouviu, nem antes, nem hoje, e nunca vai ouvir. [Porque, se ouvisse], não teria derrubado os vetos que nós fizemos na política ambiental deste país.”

O presidente explicou ainda o objetivo dos vetos. “Nós não vetamos porque não gostamos do agronegócio. Nós vetamos para proteger o agronegócio”.

Continua depois da publicidade

Em seguida, disse: “Porque essa mesma gente que derrubou meus vetos, quando a China parar de comprar soja, quando a Europa parar de comprar soja, quando alguém parar de comprar nossa carne, quando alguém parar de comprar nosso algodão, vão vir falar comigo outra vez: ‘Presidente, fala com o Xi Jinping. Presidente, fala com a União Europeia. Presidente, fala com a Rússia. Presidente, fala com não sei com quem’.”

Lula ainda acrescentou que o governo quer que a produção seja cada vez mais sustentável. “Porque eles sabem que estão errados. Eles sabem que nós queremos que a nossa produção seja cada vez maior, mas cada vez mais sustentável e cada vez mais limpa. Eu não quero o mundo limpo só para mim. A gente quer o mundo limpo para todo mundo.”

 

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement