Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

POLÍTICA

Lula e Alckmin presenciaem inauguração de sede própria da ApexBrasil e abertura de 500 mercados internacionais

Publicado em

BRASÍLIA – Em cerimônia prestigiada nesta segunda-feira (15), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) marcou dois marcos históricos: a inauguração de sua primeira sede própria em 22 anos de existência e o fechamento de 500 novos mercados internacionais para o Brasil entre 2023 e 2025. O evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente e ministro do MDIC Geraldo Alckmin, ministros, parlamentares e representantes do setor produtivo.

Criada em 2003 durante o primeiro governo Lula, a ApexBrasil funcionou até agora em imóveis alugados – pagando cerca de R$ 900 mil por mês. O novo edifício, denominado Lotus 903, tem 17 mil metros quadrados e foi projetado como uma vitrine do Brasil: além de espaços administrativos, conta com teatro, cinema, áreas de exposição, restaurante e cafeteria, integrado ao Parque da Cidade Sarah Kubitschek. Já premiado internacionalmente com o Iconic Awards 2025 e o German Design Award 2025, o prédio segue padrões rigorosos de sustentabilidade e eficiência energética.

Continua depois da publicidade

“Hoje vivi o dia mais importante da minha missão na Apex”, afirmou o presidente da agência, Jorge Viana, classificando a inauguração como um marco institucional e pessoal. Ele ressaltou que a sede própria representa economia estrutural e maturidade para a agência, que passa a ter um espaço aberto à sociedade. Viana também fez um resgate de sua trajetória pública – desde a prefeitura de Rio Branco, onde construiu o Parque Chico Mendes e o programa Habitar Brasil, até o governo do Acre, onde ligou o estado ao Pacífico e quintuplicou o PIB, e o Senado, onde participou da criação do Código Florestal.

Além da sede, o evento comemorou a abertura de 500 mercados globais, resultado de ação integrada entre o Ministério da Agricultura (MAPA), Itamaraty e o MDIC. Lula destacou que as 19 missões presidenciais e cinco vice-presidenciais realizadas nos últimos anos não teriam sido possíveis sem a coordenação da ApexBrasil, ressaltando que o país “voltou a ser protagonista no mundo”.

Continua depois da publicidade

Viana também apresentou as transformações internas e a expansão da agência: foi criado o melhor plano de carreira da história da instituição para seus 340 colaboradores, além de novos escritórios no Brasil (Cuiabá, Salvador, Belo Horizonte) e no exterior (Washington, Shenzhen, Portugal, Singapura, com perspectivas na África). Para o futuro, ele projetou a consolidação do acordo Mercosul–União Europeia, que “formará o maior bloco econômico do mundo”, e um cenário de crescimento duradouro, emprego pleno e desenvolvimento sustentável para o Brasil.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement