Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

POLÍTICA

Lula e Bolsonaro vão às bases reforçar seus papéis de cabos eleitorais

Publicado em

As convenções partidárias que vão confirmar os nomes que concorrerão às eleições municipais de 2024 começam neste sábado (20/7). Já em ritmo de campanha, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) vão às suas bases eleitorais, neste fim de semana, reforçar o apoio a candidatos locais.

No sábado (20/7), o presidente irá a duas convenções do PT em São Paulo. A primeira será no ABC paulista às 11h, para a pré-candidatura do deputado estadual Luiz Fernando Teixeira (PT) para São Bernardo do Campo, berço político de Lula.

A legenda tenta recuperar a prefeitura da cidade, já ocupada pelo ministro do Trabalho, Luiz Marinho. Hoje, o município é comandado por Orlando Morando (PSDB), que vai apoiar a candidatura da sobrinha, Flávia Morando (União Brasil).

Continua depois da publicidade

Em uma ofensiva para barrar candidatos da direita, Teixeira fechou a chapa com o ex-prefeito da cidade Willian Dib (PSB) para o cargo de vice. Além de Lula, o lançamento da candidatura deve reunir nomes do alto escalão do governo.

Após o evento, Lula partirá para a capital do estado, a fim de ir oficializar a candidatura de Guilherme Boulos (PSol) e de sua vice, Marta Suplicy (PT), à Prefeitura de São Paulo. A chapa, costurada por intermédio do chefe do Executivo, reflete a estratégia petista em apoiar nomes fortes de outros partidos em locais em que o PT tem pouca chance de eleger candidatos.

Além de São Paulo e São Bernardo, o chefe do Executivo quer conquistar os municípios de Santo André, Osasco, Guarulhos, Mauá e Diadema.

Bolsonaro pelo Rio

Enquanto Lula reforça a presença em São Paulo, o ex-presidente Jair Bolsonaro faz uma excursão pelo Rio de Janeiro, estado pelo qual foi eleito deputado federal por sete mandatos.

O giro do principal nome do PL começou na quinta-feira (18/7), passando pela capital e pelos municípios de Itaguaí, Mangaratiba, Angra dos Reis e Duque de Caxias. Neste sábado (20/7), Bolsonaro desembarca em Niterói. As agendas do ex-chefe do Executivo contaram com a presença de nomes como o governador do Rio, Cláudio Castro (PL), e o candidato do PL à prefeitura da capital, Alexandre Ramagem.

Na quinta, os políticos participaram de um evento na Barra da Tijuca, em um primeiro ato público com a presença de Bolsonaro e Ramagem após a divulgação do áudio de uma reunião no âmbito das investigações sobre a chamada “Abin paralela”.

No palanque, o líder do PL reforçou o apoio à candidatura do deputado federal e afirmou que Ramagem começou a pagar o preço por sua “ousadia”.

“O Ramagem, que eu conheci na transição de 2018, já começa a pagar um preço alto pela sua ousadia de querer pensar, sonhar e administrar uma cidade com respeito, com honradez e com orgulho”, disse o ex-presidente.

Bolsonaro ainda tem uma agenda em Niterói, neste sábado. A cidade tem como pré-candidato a prefeito o deputado federal Carlos Jordy (PL).

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress