Um dos principais objetivos de Lula nas visitas será restreirar relações com a União Europeia, com quem o Mercosul tenta por em prática um acordo comercial. Atualmente, o bloco é presidido pela Suécia, mas a Espanha assumirá a comando do grupo a partir do segundo semestre de 2023.
O presidente brasileiro também pretende usar a viagem a Lisboa e Madri para reiterar a imagem de independência do Brasil na guerra entre Rússia e Ucrânia. Com isso, tentará desfazer ruído de suas falas recentes em que criticou os ucranianos pelo conflito.
Em Portugal, o Itamaraty estima que serão fechados cerca de 10 acordos entre os dois países, sendo que oito deles já estavam com negociações concluídas. Um dos acordos prevê a concessão de equivalência aos ensinos fundamental e médio do Brasil ao de Portugal.
Continua depois da publicidade
Também está previsto um acordo para que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) brasileira tenha validade permanente em Portugal, e vice-versa. Os outros acordos devem ser nas áreas de energia, geologia, produção audiovisual, turismo, saúde e direitos humanos.
Comitiva
A comitiva de Lula deve ser composta por ao menos sete ministros:
- Nísia Trindade (Saúde)
- Margareth Menezes (Cultura)
- Silvio Almeida (Direitos Humanos)
- Anielle Franco (Igualdade Racial)
- Márcio Macedo (Secretaria-Geral).
- José Múcio (Defesa)
- Luciana Santos (Ciência e Tecnologia)
Os presidentes da Embratur, Marcelo Freixo, e da Fiocruz, Mario Moreira, também estarão presentes.
Com uma agenda mais voltada à política, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, decidiu não ir para a viagem. Como noticiou a coluna, essa será a primeira vez que o chefe da equipe econômica não acompanha o presidente. Até então, ele tinha ido para todas as viagens.
Agenda
A primeira parada de Lula será em Lisboa. O petista deve desembarcar na capital portuguesa por volta das 11h da sexta-feira (21/4), 7h no Brasil. Sua agenda oficial, no entanto, só começará no sábado (22/4), com uma série de encontros com autoridades.
Os primeiros compromissos de Lula serão encontros com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e com o primeiro-ministro do país, Antônio Costa. Ainda no sábado, o petista também participará da 13ª Cimeira Brasil-Portugal, evento promovido pelo governo português.
Continua depois da publicidade
O domingo (23/4) foi reservado por Lula para uma agenda privada, não divulgada pela Presidência. Na segunda-feira (24/4), o petista vai a Matosinhos, na região da cidade do Porto, onde participará de um fórum com 150 empresários, sendo 75 brasileiros e 75 portugueses.
O presidente brasielrio voltará para Lisboa no mesmo dia, para entregar o diploma do prêmio Camões ao cantor brasileiro Chico Buarque. A honraria foi concedida ao artista em 2019, mas o então presidente Jair Bolsonaro se recusou a assinar o diploma.
Espanha
Lula ficará em Lisboa até a terça-feira (25/4), quando participará, pela manhã, de uma sessão solene na Assembleia da República Portuguesa em sua homenagem. O petista deve discursar no evento. De lá, ele seguirá direto para Madri, na Espanha.
A agenda em Madri irá até a quarta-feira (26/4). Na cidade, Lula terá reuniões com o Rei Felipe IV e com o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sanchez. Também está prevista a participação do presidente brasileiro em um fórum com empresários espanhois.
Veja a agenda prevista de Lula em Lisboa:
Sábado (22/4)
10h30 – Cerimônia de boas-vindas na Praça do Império, em frente ao Mosteiro dos Jerónimos
11h – Homenagem póstumas ao poeta Luís de Camões, no Mosteiro dos Jerónimos
11h30 – Reunião ampliada com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio Nacional de Belém
13h – Almoço com o primeiro-ministro de Portugal, Antônio Costa
14h30 – Abertura da 13ª Cimeira Brasil-Portugal, no Centro Cultural de Belém
16h15 – Representantes dos dois países assinam dez acordos e termos de cooperação
16h30 – Coletiva de imprensa
20h – Jantar no Palácio Nacional da Ajuda.
Domingo (23/4)
Agenda privada não divulgada pela Presidência
Segunda (24/4)
10h – Fórum de negócios, na região de Matosinhos, na cidade do Porto
11h20 – Retorno à Lisboa
12h – Vista a Indústria Aeronáutica de Portugal, a OGMA
13h – Almoço reservado com o primeiro-ministro de Portugal, Antônio Costa
16h – Entrega do prêmio Camões ao canto Chico Buarque, no Palácio Queluz
Terça-feira (25/4)
10h – Sessão solene na Assembleia da República.
Fim da manhã – partida para a Espanha.