Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

POLÍTICA

Lula ganha festa antecipada na Indonésia e diz que vai disputar quarto mandato aos 80 anos

Publicado em

Preparativos da "festa de aniversário" de Lula e do presidente da Indonésia, em Jacarta Foto: Felipe Frazão/Estadão / Estadão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai ganhar uma festa antecipada de 80 anos, nesta quinta-feira, dia 23, na Indonésia. Ao celebrar a idade, Lula reafirmou que está decidido a disputar um quarto mandato presidencial, em 2026.

A festa conjunta de aniversário é um banquete de Estado, oferecido no Palácio Presidencial Merdeka pelo anfitrião, Prabowo Subianto. Lula deu ao presidente indonésio uma camisa do Brasil com o número 8, que usava como jogador amador e ambos consideram de sua sorte.

Continua depois da publicidade

“Eu quero lhe dizer que eu vou completar 80 anos, mas pode ter certeza que eu estou com a mesma energia de quando eu tinha 30 anos de idade. E vou disputar um quarto mandato no Brasil”, afirmou Lula a Subianto.

O petista disse a ele que “nós ainda vamos nos encontrar muitas vezes”. “Esse meu mandato só termina em 2026, no final do ano. Mas eu estou preparado para disputar outras eleições e tentar fazer com que a relação entre Indonésia e Brasil seja uma relação por demais valorosa”, reforçou.

Continua depois da publicidade

Subianto completou 74 anos no dia 17 de outubro. Lula, por sua vez, completa 80 anos no dia 27 de outubro e estará na Malásia, para a reunião da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), em Kuala Lumpur.

Será a primeira participação de um presidente brasileiro em cúpulas da ASEAN. Lula vai aproveitar a viagem para se reunir com o presidente americano Donald Trump, também convidado especial.

A festa foi preparada pelo governo local numa tenda montada dentro do complexo da Presidência da Indonésia. Autoridades dos dois governos foram convidadas, assim como empresários que acompanham a visita do presidente brasileiro, entre eles Joesley Batista, Wesley Batista e José Carlos Grubisich, todos executivos do grupo empresarial J&F. Eles confirmaram participação.

Continua depois da publicidade

O banquete será fechado à imprensa. O Estadão visitou o local. À tarde, havia apresentação de dança com trajes típicos e leques da Indonésia, assim como um ensaio de uma banda, com música popular brasileira e remixes de pop.

Um telão exibia imagens icônicas dos dois países, como o Cristo Redentor, e monumentos históricos da Indonésia. Para a visita oficial, Subianto espalhou em Jacarta outdoors com a foto dele, de Lula e da primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, assim como bandeiras do Brasil e da Indonésia.

Continua depois da publicidade

Participam da comitiva de Lula os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), Carlos Fávaro (Agricultura), Alexandre Silveira (Minas e Energia),

 

Continua depois da publicidade
Advertisement