Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

POLÍTICA

Lula manda AGU avaliar medidas jurídicas contra derrubada do IOF pelo Congresso

Publicado em

Lula quer que a AGU avalie as medidas a tomar após a derrubada do IOF Foto: Wilton Junior/Estadão / Estadão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou que a Advocacia-Geral da União (AGU) faça uma avaliação técnica sobre as medidas jurídicas a serem adotadas contra a revogação do decreto que aumentou a alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Uma nota divulgada nesta sexta-feira, 27, a AGU informou que a avaliação pedida pelo chefe do Executivo já foi iniciada.

“Nesse momento, a AGU solicitou informações ao Ministério da Fazenda para embasar os estudos. Assim que a análise jurídica for finalizada, a AGU divulgará a decisão adotada”, disse o comunicado.

Continua depois da publicidade

A derrubada do decreto

A revogação do Decreto nº 12.499/2025 (IOF) foi aprovada na Câmara dos Deputados na última quarta-feira, 25, pela maioria de 383 parlamentares, contra 98 que votaram contra a medida, totalizando 481 votos, e teve ‘traição’ de ex-ministros e erro de petista na derrota imposta pelo Congresso ao governo Lula.

Dos 383 parlamentares que votaram a favor, 216 vieram de siglas que compõem a base governista, incluindo os votos de Juscelino Filho (União-MA) e Daniela do Waguinho (União-RJ), que já fizeram parte da equipe ministerial do Lula 3.

Após a aprovação na Câmara dos Deputados, o projeto foi pautado de maneira extraordinária pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e aprovado em uma votação simbólica.

 

Propaganda
Advertisement