Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

POLÍTICA

Lula minimiza ‘climão’ de fala de Janja sobre TikTok em reunião com Xi Jinping

Publicado em

Lula em coletiva de imprensa em Pequim, na China Foto: Reprodução/Canal Gov

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esclareceu boatos de que a primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, havia feito uma pergunta sobre a rede social TikTok, que provocou “climão” durante uma reunião com o presidente da China, Xi Jinping. Segundo Lula, foi ele quem fez a pergunta.

Em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira, 13, na capital chinesa, Pequim, o presidente brasileiro confirmou que Janja pediu a palavra para se dirigir a Xi, mas minimizou o impacto da fala da primeira-dama.

Comentário sobre Tik Tok em coletiva 

Continua depois da publicidade

Um repórter que participava da coletiva pediu para que Lula comentasse a reunião com o presidente chinês, especificamente uma pergunta supostamente feita por Janja sobre TikTok e a possibilidade de banir ou restringir a rede social no Brasil.

“Você sabe que a primeira coisa que eu acho estranha é: como é que essa pergunta chegou à imprensa?”, começou Lula, afirmando que poucos membros do governo estavam presentes no encontro.

“Alguém teve a pachorra de ligar e contar uma conversa que teve no jantar. Uma coisa muito, mas muito confidencial, e uma coisa muito pessoal”.

Lula explicou que, ao contrário do que foi divulgado por jornalistas, a pergunta que supostamente havia causado climão não foi feita por Janja, mas, sim, por ele próprio.

“Eu perguntei ao companheiro Xi Jinping se era possível ele enviar para o Brasil uma pessoa da confiança dele para gente discutir a questão digital, sobretudo o TikTok. E aí, a Janja pediu a palavra para explicar o que está acontecendo no Brasil, sobretudo contra as mulheres e contra as crianças”, esclareceu.

O presidente brasileiro voltou a defender a regulamentação das redes sociais para evitar “absurdos”.

Continua depois da publicidade

“Ele (Xi) vai mandar uma pessoa especialmente pra conversar conosco sobre o que a gente pode fazer nesse mundo digital. (…) A pergunta foi minha. Eu não me senti nem um pouco incomodado. O fato de a minha mulher pedir a palavra é porque a minha mulher não é uma cidadã de segunda classe. Ela entende mais de digital do que eu”, continuou.

Viagem de Lula à China

A viagem pela China do presidente Lula começou no último sábado, 10, e incluiu a cerimônia de assinatura de atos em diversas áreas, além da reunião com o presidente chinês.

A China é o maior parceiro comercial do Brasil desde 2009.

 

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress