POLÍTICA
Lula passa a noite bem, está lúcido e mostra boa evolução após cirurgia, diz novo boletim médico
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está “lúcido, orientado, conversando e passou a noite bem”, informa o novo boletim médico divulgado no fim da manhã desta quarta-feira, 11. O chefe do Executivo foi operado às pressas no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, na madrugada de terça-feira, 10, após sentir fortes dores de cabeça e exames detectarem um sangramento na região do cérebro.
Conforme o boletim, Lula “evoluiu bem no pós-operatório imediato, sem intercorrências” e segue internado, sob cuidados intensivos, para o tratamento da hemorragia intracraniana. “O presidente permanece ainda com dreno enquanto aguarda novos exames de rotina”, diz o documento.
O chefe do Executivo está sob acompanhamento da equipe médica, sob os cuidados do Prof. Dr. Roberto Kalil Filho e da Dra. Ana Helena Germoglio.
A cirurgia de Lula
O presidente foi submetido a um procedimento cirúrgico de emergência para drenagem de um hematoma no cérebro na terça-feira, 10, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. O hematoma estava localizado na região frontoparietal, do lado esquerdo da cabeça. A lesão tinha 3 centímetros.
Em entrevista coletiva no mesmo dia, os médicos responsáveis pela cirurgia afirmaram que o quadro do chefe do Executivo era estável e que Lula estava consciente.
“O presidente evoluiu bem, já chegou da cirurgia praticamente acordado. Encontra-se estável, conversando normalmente, se alimentando e vai ficar em observação nos próximos dias”, disse o Dr. Roberto Kalil. “Ele não teve nenhuma lesão cerebral. Não tem comprometimento cerebral. O risco de lesão é zero”, acrescentou.
Segundo a equipe médica, a hemorragia intracraniana é decorrente do acidente doméstico sofrido por Lula no dia 19 de outubro, quando ele caiu no banheiro do Palácio do Alvorada e precisou levar pontos na cabeça.
O procedimento ao qual Lula foi submetido é chamado de trepanação. “Uma pequena perfuração no crânio, onde é introduzido o dreno. É um procedimento relativamente padrão em neurocirurgia, não é uma abertura, não é uma perfuração do crânio importante. Geralmente, a cicatrização é espontânea, sem necessidade de intervenção para fechar”, explicou o Dr. Mauro Suzuki.
Previsão de alta
Lula deve continuar com um dreno por mais alguns dias e em observação na UTI pelo período de pelo menos 48 horas. Depois, ele será transferido para um quarto hospitalar. A previsão dos médicos, caso o quadro evolua bem, é que o presidente volte para Brasília na semana que vem.
O presidente está acompanhado da primeira-dama Janja Lula da Silva. Após a cirurgia, por meio das redes sociais, ela agradeceu as “orações, afeto e boas energias” que enviaram para Lula e afirmou que “já já, ele estará de volta”.
“Depois da cirurgia muito bem-sucedida, a angústia dessa noite deu espaço para a tranquilidade e para a certeza de que, com a dedicação da equipe médica e com a fé e o amor do povo, em breve ele estará novamente de volta ao trabalho. Por isso, fiquem tranquilos”, escreveu Janja.