POLÍTICA
Lula rebate matéria e rede social classifica conteúdo como falso ou inverídico. “Reportagem não verificou a fonte”
Após Lula se manifestar, por meio de suas redes sociais, falando que a matéria publicada pelo site Folha de São Paulo, onde falava que ele teria se irritado com o Ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil, Flávio Dino, após operação da Polícia Federal sobre joias de Bolsonaro, o conteúdo foi classificado como falso ou inverídico.
Lula repostou a matéria do site dizendo que não se irritou com o ministro e que teria dito isso a Folha se tivesse sido perguntado sobre o assunto.
Não estou nada irritado com @FlavioDino. Pelo contrário, ele tem feito um excelente trabalho. Seria o que eu teria dito para a @folha se ela tivesse me perguntado sobre o assunto. https://t.co/1rpULp0rYe
— Lula (@LulaOficial) August 16, 2023
Após a repercussão, o Twitter, classificou a matéria como falsa ou inverídica. O site ainda não se manifestou sobre o assunto. “Com base na resposta publicada pelo Presidente Lula, a reportagem não verificou as fontes e nem buscou ouvir o principal ator do fato, o Presidente Lula ou o Ministro Flávio Dino. Desta forma, a matéria deveria ser classificada como falsa ou inverídica”.
Lula se irrita com Dino após operação da PF sobre joias de Bolsonaro ofuscar PAC https://t.co/OpirTIrqcP
— Folha de S.Paulo (@folha) August 16, 2023
Vale ressaltar que ouvir os dois lados de uma história e mostrá-los aos leitores é o trabalho básico de repórteres e editores.
Em contrapartida, a Folha anexou em seu texto que segundo fontes, o presidente teria se irritado, mas não falou sobre o assunto.