Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

POLÍTICA

Lula retoma nesta sexta-feira reunião com ministros para definir corte de gastos

Publicado em

A reunião de mais de oito horas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com ministros para discutir um pacote fiscal foi encerrada nesta quinta-feira, 7, e será retomada na tarde de sexta-feira, 8, no Palácio do Planalto.

Na quarta-feira, 6, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que as medidas já estavam prontas, faltando apenas a discussão de alguns “detalhes”. Mesmo com um dia inteiro de discussões, no entanto, não foi suficiente para finalizar o pacote de corte de gastos.

Segundo a assessoria do Ministério da Fazenda, o ministro Fernando Haddad cancelou a viagem para São Paulo prevista para a noite desta quinta, 7. Ele permanecerá em Brasília nesta sexta, conduzindo as discussões.

Continua depois da publicidade

A reunião desta quinta começou por volta das 9h30 e foi suspensa para o almoço. O presidente e os ministros retomaram o encontro por volta das 16h45 e interromperam as discussões por volta das 18h.

Pacote fiscal

Embora ainda esteja em discussão, o ministro Haddad antecipou à imprensa durante a semana que o pacote de ajuste fiscal será composto de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) e de um projeto de lei complementar.

Uma das medidas estudadas pela equipe econômica e levadas a Lula envolve mudanças no BPC, já que a despesa com o programa tem registrado uma elevação expressiva. O governo já anunciou um pente-fino no BPC, que deve gerar uma economia de R$ 6,4 bi em 2025.

Sobre a medida, o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, afirmou nesta quinta-feira, que o presidente Lula mantém o total compromisso com os mais pobres e jamais aceitaria cortar “um só benefício” de quem preenche os requisitos para ter acesso a programas sociais.

“O Lula continua o mesmo, pela sua história de vida, total compromisso com os mais pobres e jamais aceitaria cortar um só benefício do Bolsa Família ou BPC ou qualquer benefício que preenche requisitos legais de uma pessoa ou família pobre”, disse Dias em nota.

Continua depois da publicidade

 

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress