POLÍTICA
Lula se recupera bem após cirurgia e deve voltar às atividades na próxima semana
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou por um procedimento cirúrgico nesta segunda-feira (10/12) para drenar uma hemorragia intracraniana. De acordo com a equipe médica, a cirurgia foi um sucesso e Lula se recupera bem, sem sequelas.
A primeira-dama, Janja Lula Silva, tranquilizou os brasileiros em suas redes sociais, afirmando que o presidente está lúcido e recebendo todo o cuidado necessário. “Já já ele estará de volta”, escreveu Janja.
Lula foi internado no Hospital Sírio-Libanês em Brasília após sentir um mal-estar com dores de cabeça. Exames revelaram um hematoma decorrente de um acidente doméstico ocorrido em outubro. O presidente foi transferido para a unidade do hospital em São Paulo, onde passou pelo procedimento cirúrgico.
A cirurgia, conhecida como trepanação, consistiu em perfurações no crânio para drenar o sangue acumulado após a hemorragia. O médico do presidente, Roberto Kalil, confirmou que os orifícios são pequenos e se fecharão naturalmente, sem necessidade de novas intervenções.
Lula permanecerá em observação na UTI por 48 horas, mas já está programado para voltar às atividades na próxima semana. A equipe médica garante que o hematoma não causará sequelas e que as funções neurológicas do presidente estão preservadas.