De acordo com nota do Palácio do Planalto, Lula convidou Anura Kumara a realizar uma visita oficial ao Brasil em data a ser definida pela diplomacia de ambos os países.
Antes da reunião com o mandatário do Sri Lanka, o chefe do Executivo brasileiro também se reuniu com o primeiro-ministro da Croácia, Andrej Plenković, e com o presidente da França, Emmanuel Macron. O governo brasileiro ainda recebeu um pedido de reunião bilateral com representante da Sérvia, mas o encontro não aconteceu devido a questões de agenda.
Com Plenković, Lula discutiu o acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia (UE). Segundo o Planalto, ambos defenderam que o tratado entre em vigor o mais rápido possível. O legislativo dos países que integram o Mercosul e a União Europeia analisa a ratificação do tratado, assinado em janeiro durante cúpula em Assunção, no Paraguai.
O presidente brasileiro e o premiê croata também falaram sobre temas relacionados à paz e segurança mundial.
Bilateral com Macron
Já em reunião com Macron, o acordo comercial entre os dois blocos econômicos foi um assunto evitado. A França é contrária à proposta por temer impacto sobre setores do agronegócio local. Segundo interlocutores do Planalto, o acordo é um tema superado, já que ambos os países têm posições distintas definidas.
Como mostrou o Metrópoles, os presidentes do Brasil e da França debateram investimentos na área de defesa, como a produção de helicópteros pela Embraer. Os dois também conversaram sobre parcerias na indústria da saúde e trataram de temas da agenda global, como paz, segurança e inteligência artificial.
Além disso, Lula e Macron discutiram a integração transfronteiriça e a intensificação dos esforços conjuntos de combate ao narcotráfico, ao garimpo ilegal e a outras formas de crime transnacional na fronteira entre o Amapá e a Guiana Francesa.