POLÍTICA
LULA TOMA DECISÃO SOBRE O VALOR DO GÁS DE COZINHA E BRASILEIROS VIBRAM A VITÓRIA
O benefício do Auxílio Gás de 2023 funciona de modo bimestral, e após decisão do novo governo, corresponde ao valor de R$ 110 por família. Estima-se que aproximadamente 5 milhões de brasileiros receberão a quantia do benefício social. Ademais, o valor não pode ser nem menor ou maior, e existe o prazo de 90 dias para movimentar o dinheiro.
Através do aplicativo Caixa Tem, o cidadão pode pagar contas, transferir saldos para outros bancos e até gerar um código para saque em caixas eletrônicos ou casas lotéricas. Cabe ressaltar que também é possível movimentar o valor do Auxílio Gás por meio do cartão do Bolsa Família.
O pagamento do Auxílio Gás é realizado com base no último dígito do Número de Identificação Social (NIS) de cada família. Sendo assim, o calendário de fevereiro corresponde às seguintes datas:
- Usuários com NIS final 1: 13 de fevereiro (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 2: 14 de fevereiro (terça-feira);
- Usuários com NIS final 3: 15 de fevereiro (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 4: 16 de fevereiro (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 5: 17 de fevereiro (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 6: 22 de fevereiro (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 7: 23 de fevereiro (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 8: 24 de fevereiro (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 9: 27 de fevereiro (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 0: 28 de fevereiro (terça-feira).
Quem recebe o vale-gás?
Os requisitos para ter acesso ao Auxílio Gás neste mês são semelhantes aos do ano passado. Ou seja, o cidadão precisa cumprir a regra de possuir uma renda per capita mensal de até meio salário mínimo.
Assim como em outros benefícios sociais, o cidadão deve ter uma conta ativa no CadÚnico para receber o Auxílio Gás. É importante destacar que os cadastrados no Benefício de Prestação Continuada (BPC) e no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também têm direito ao benefício bimestral.
Por fim, ainda que as regras sejam cumpridas, cabe ao Ministério do Desenvolvimento Social selecionar os beneficiários. Dessa forma, a seleção é realizada com base no espaço existente no orçamento.