O ministro da Casa Civil, Rui Costa, minimizou, nesta quarta-feira (22/3), atritos com o titular da Fazenda, Fernando Haddad. Os dois ministros estariam tendo desentendimentos pela disputa de protoganismo perante o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“Para ficar mais próximo só se eu for morar com ele ou ele vier morar comigo”, disse Costa ao ser questionado sobre sua relação com o colega em café da manhã com jornalistas. Em seguida, o ministro, que governou a Bahia por oito anos, disse que em Brasília há “essa sensação de prioridade para a intriga, para a plantação de nota falsa, para fofoca inútil”.
Houve ainda um embate entre os dois ministros no que se refere à apresentação do novo arcabouço fiscal, medida que substituirá o teto de gastos. A Fazenda vinha dizendo que a medida já estava madura, mas o presidente Lula resolver adiar sua divulgação para depois da viagem à China, no fim de março.
Anúncio de medidas
Costa responsabilizou o anúncio de medidas por ministros sem o aval da Casa Civil à “inquietação” natural. “O governo funciona melhor quando funciona em equipe”, resumiu.
Continua depois da publicidade
Na semana passada, Lula abriu a reunião com ministros da área social com uma bronca pública aos titulares de pastas por anúncios feitos sem aval da pasta chefiada por Rui Costa.
“Dilma de calças”
Questionado sobre a comparação que o presidente fez entre Costa e a ex-presidente do Brasil Dilma Rousseff, o ministro apenas respondeu: “Vocês acharam que eu sou bravo?”.
Durante entrevista à TV 247, na terça-feira (21/3), Lula disse que o auxiliar é a sua “Dilma de calças”.
Falo para o Rui Costa: ‘Você é minha Dilma de calças’. Porque veja, o papel da Casa Civil é uma espécie de coordenador do governo e é quase como se fosse uma espécie de defesa dos interesses do presidente da República”, explicou Lula.
Além de ex-presidente do Brasil (2011-2016), Dilma atuou como ministra-chefe da Casa Civil de Lula entre 2005 e 2010.
Propaganda