POLÍTICA
Mauro Vieira recebe em Brasília o chanceler da Rússia, Sergey Lavrov
O ministro de Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergey Lavrov, chegou ao Palácio Itamaraty às 10h35 desta segunda-feira (17/4), para a primeira reunião bilateral de uma agenda extensa com o governo brasileiro. O chanceler russo foi recebido pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.
Após o encontro restrito com o homólogo brasileiro, na sede do Ministério das Relações Exteriores, Lavrov e Vieira participarão de uma reunião ampliada com outros membros do governo e da chancelaria, às 11h.
Antes do almoço, o representante russo fará uma declaração à imprensa, acompanhado de Vieira. No fim da tarde, ele se reunirá com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Palácio da Alvorada. O encontro com Lula foi adiado para às 17h e consta na agenda do chefe do Itamaraty.
Por volta das 12h30, um grupo de três mulheres levantou faixas em frente ao edifício do Itamaraty, com os dizeres: “Não aos acordos com a Rússia imperialista”, “Rússia fora da Ucrânia” e Rússia fora do Brasil”.
A vinda do principal diplomata russo a Brasília ocorre em meio às propostas de Lula para a criação de um grupo de mediação, com nações não envolvidas no conflito, com o objetivo de alcançar a paz no Leste Europeu. Os olhos do mundo estão atentos para o que pode ser um teste da neutralidade da diplomacia brasileira.