Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

POLÍTICA

Ministra do Turismo revela conversa com Lula após balançar no cargo: ‘Fui indicação dele’

Publicado em

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira e a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, durante reunião ministerial no Palácio do Planalto em Brasília (DF) Foto: Fátima Meira / Futura Press

Após uma reunião realizada no Palácio do Planalto na manhã desta terça-feira, 13, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu manter a ministra Daniela Carneiro (União Brasil) à frente do Ministério do Turismo. A informação foi confirmada pela Secretaria de Comunicação Social (Secom).

No começo da tarde, Carneiro confirmou que conversou com Lula. “Presidente conversou comigo hoje. Uma conversa muito boa, muito positiva. Volto a dizer: Estou à disposição do presidente porque fui indicação dele. Estou aqui para contribuir com o Brasil”, afirmou a ministra na chegada à Câmara dos Deputados.

Continua depois da publicidade

Além da ministra, o encontro da manhã contou com a participação de seu marido, Waguinho Carneiro, que é prefeito de Belford Roxo (Republicanos-RJ). Entre os presentes estavam ainda o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), e o ministro-chefe da Secom, Paulo Pimenta (PT). A reunião foi convocada pelo presidente em resposta às pressões do partido União Brasil pela substituição da ministra.

Pressão do União Brasil

Daniela Carneiro é filiada ao União Brasil, porém, em abril, solicitou sua desfiliação ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Como a deputada federal mais votada no Rio de Janeiro pela sigla, ela planeja se filiar ao Republicanos.

Continua depois da publicidade

Em resposta ao movimento, membros do União Brasil exerceram pressão sobre o governo Lula para realizar a mudança no Ministério do Turismo.

Apesar de se autodenominar como um partido independente, o União Brasil também possui influência sobre outras 2 pastas do governo: o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, sob a liderança de Waldez Goés, e o Ministério das Comunicações, comandado por Juscelino Filho.

O apoio do União Brasil tem se tornado a principal controvérsia na articulação política da equipe de Lula. Apesar de possuir três ministérios, a bancada de deputados do partido não se mostra unida em apoio às pautas de interesse do governo no Congresso.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement