Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

POLÍTICA

Ministro da AGU busca aproximação com Alcolumbre em meio à indicação ao STF

Publicado em

Brasília, DF – O ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), tem buscado o apoio de senadores para intermediar um encontro com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). A iniciativa visa distensionar a relação com Alcolumbre, que se mostra contrário à indicação de Messias e ainda defende o nome do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para a vaga.

A indicação de Messias para o STF, que ocorreu após a aposentadoria do ministro Luís Roberto Barroso, gerou desconforto em Alcolumbre, que teria ficado irritado por não ter sido informado previamente da decisão. A sabatina de Messias no Senado está agendada para o dia 10 de dezembro.

Continua depois da publicidade

Em meio às articulações, o ministro Messias tem solicitado a senadores com quem mantém diálogo que intercedam junto a Alcolumbre para que este o receba para uma conversa. Paralelamente, o senador Rodrigo Pacheco, que também era cotado para a vaga no STF, já sinalizou que a situação é página virada e se dispôs a receber Messias para uma conversa na próxima semana.

Até o momento, Alcolumbre não recebeu pessoalmente o ministro da AGU nem atendeu aos telefonemas feitos por Messias. Em um esforço para superar a resistência do presidente do Senado, o presidente Lula estuda a possibilidade de entregar pessoalmente a mensagem de indicação de Messias a Alcolumbre na próxima semana.

Continua depois da publicidade

A articulação em torno da indicação de Jorge Messias ao STF segue em curso, com o ministro buscando o apoio de diferentes atores do cenário político para garantir sua aprovação no Senado.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement