Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

POLÍTICA

Ministro da Casa Civil de Lula também entra na mira do Congresso

Publicado em

Responsável pela articulação política do governo Lula, o ministro Alexandre Padilha não é o único que entrou na mira de lideranças do Congresso Nacional. O titular da Casa Civil, Rui Costa, também passou a ser alvo de reclamações dos parlamentares da base aliada.

A crítica mais recente veio durante a discussão das mudanças feitas pelo governo no Marco do Saneamento aprovado pelo Congresso em 2020. As alterações irritaram parlamentares, que procuraram o ministro da Casa Civil a fim de tentar uma solução negociada para o assunto.

Na semana passada, Costa chegou a receber os deputados Fernando Marangoni (União Brasil-SP) e Fernando Monteiro (PP-P). Os parlamentares são autores do projeto de decreto legislativo (PDL) que derrubou as alterações feitas pelo governo no Marco do Saneamento.

Continua depois da publicidade

Após o encontro, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), chegou a retirar o PDL da pauta de votações do plenário. A expectativa do grupo de Lira era a de que o Planalto desistiria de fazer as mudanças por decreto e enviaria alterações por meio de um projeto de lei.

Segundo deputados, a Casa Civil acabou não dando qualquer resposta após a reunião. Irritado, o presidente da Câmara pôs o PDL em votação. Na quarta-feira (3/5), o projeto foi aprovado por 295 a 136 votos, marcando a primeira grande derrota do governo Lula no Legislativo.

Líderes de partidos que têm ministérios no governo dizem que a derrota foi um recado de insatisfação com Rui Costa. Para além da questão do Marco do Saneamento, eles reclamam que a Casa Civil tem demorado nas nomeações para cargos no governo. Procurado via assessoria, o ministro não respondeu.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress