POLÍTICA
Ministro de Lula ataca Brasília e deputado do PT reage: “Infeliz”
O deputado distrital Chico Vigilante (PT) criticou o ataque que o ministro da Casa Civil, Rui Costa (foto em destaque), fez a Brasília.
Durante evento em Itaberaba (BA), na sexta-feira (2/6), Rui Costa disse que Brasília é uma “ilha da fantasia”. “Aquele negócio de botar a capital do país longe da vida das pessoas, na minha opinião, fez muito mal ao Brasil”, afirmou.
“Era melhor [a capital] ter ficado no Rio de Janeiro, ou ter ido para São Paulo, para Minas ou Bahia, para que quem fosse entrar num prédio daquele, ou na Câmara dos Deputados ou Senado, passasse, antes de chegar no seu local de trabalho, numa favela, embaixo de viaduto, com gente pedindo comida, vendo gente desempregada”, declarou o ministro.
No sábado (4/6), Chico Vigilante disse que a fala de Rui Costa “mostra completo desconhecimento da capital federal”.
“O convido para conhecer o Sol Nascente, a Estrutural, o Pôr do Sol, e outros, para que conheça o verdadeiro DF”, escreveu o parlamentar nas redes sociais. Segundo o Censo 2022, do Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE), a Região Administrativa do Sol Nascente (DF) ultrapassou a Rocinha (RJ) e tornou-se a maior favela do país em número de domicílios.
Chico reforçou que o DF “tem um povo trabalhador”. “Por isso, aproveito para convidar o ministro pra conhecer o setor industrial da Ceilândia e a nossa zona rural tão produtiva de café, soja, milho, frutas… ele irá se surpreender! A dificuldade aqui não é tão diferente dos morros de Salvador”, declarou.
Em vídeo, o deputado disse que a Bahia, estado do qual Rui Costa foi governador, não teria se desenvolvido tanto se a capital do país não tivesse sido transferida para o Cerrado. Para Chico, a declaração do ministro foi “muito infeliz”.
“O Congresso, o Poder Judiciário, o Palácio do Planalto não são Brasília”, afirmou Chico.