Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

POLÍTICA

Moraes abre etapa final antes de julgamento de Bolsonaro e aliados sobre trama golpista

Publicado em

Bolsonaro depõe no STF sobre trama golpista Foto: Ton Molina/STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), avançou para a etapa final, nesta sexta-feira, 27, a ação penal que apura o suposto planejamento de um golpe de Estado para manter o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no poder após derrota nas eleições de 2022.

Após a realização de todos os requerimentos e diligências deferidos, Moraes encerrou a chamada instrução processual e determinou a apresentação das alegações finais pela Procuradoria Geral da República (PGR) no prazo de 15 dias.

Com isso, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, deverá informar ao STF nesse prazo se quer a condenação ou a absolvição dos oito réus do chamado núcleo crucial.

Continua depois da publicidade

Fazem parte deste núcleo:

Jair Bolsonaro, ex-presidente da República;
Alexandre Ramagem, ex-diretor da Abin;
Almir Garnier, ex-comandante da Marinha;
Anderson Torres, ex-ministro da Justiça;
Augusto Heleno, ex-ministro do GSI;
Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência;
Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa;
Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil de Bolsonaro.

Após esse período, será iniciado o prazo de 15 dias para que a defesa do réu colaborador Mauro Cid entregue suas considerações finais sobre o caso. Depois, será a vez das defesas dos outros sete réus do núcleo, que terão igualmente o prazo de 15 dias para apresentar as alegações finais.

Depoimento de Bolsonaro

Jair Bolsonaro é figura central na ação que apura o planejamento de um golpe de Estado. O ex-presidente depôs no STF no dia 10 de junho. De frente para Alexandre de Moraes, relator do caso, Bolsonaro não apresentou provas que respaldem suas críticas às urnas eletrônicas, pediu desculpas por ataques a ministros do Supremo e buscou distanciar sua imagem daqueles que pedem intervenção militar.

Nesta quinta-feira, 26, Bolsonaro participou de eventos políticos em Belo Horizonte (MG), também comentou os processos que enfrenta e afirmou que ‘teremos um julgamento político pela frente. Acredito em Deus, o que vier a acontecer… Nós suportaremos.'”

Continua depois da publicidade

 

Propaganda
Advertisement