POLÍTICA
Moro se manifesta após cassação de Deltan Dallagnol: ‘estarrecido’
O senador Sergio Moro (União-SP) se manifestou após a cassação do deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR), determinada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na noite desta terça-feira (16).
Por meio das redes sociais, Moro, um dos protagonistas da Operação Lava Jato ao lado de Dallagnol, lamentou a decisão do TSE.
“É com muita tristeza que recebo a informação da cassação do mandato de deputado federal do deputado Deltan Dallagnol. Estou estarrecido por ver fora do Parlamento uma voz honesta na política que sempre esteve em busca de melhorias para o povo brasileiro. Perde a política. Minha solidariedade aos eleitores do Paraná e aos cidadãos do Brasil”, escreveu o senador.
Entenda o caso
Deltan foi o candidato mais votado no Paraná nas eleições de outubro do ano passado com mais de 344 mil votos. Com a decisão do TSE, os votos serão revertidos para a própria legenda.
A decisão dos ministros da Justiça Eleitoral atende a duas ações que questionavam a legalidade do registro de candidatura de Dallagnol. Uma delas foi movida pela Federação Brasil da Esperança – que reúne PT, PCdoB e PV – e, a outra, pelo PMN.
A ação contra Dallagnol se baseia na Lei da Ficha Limpa, que proíbe que magistrados ou membros do MP se candidatem em meio a pendências de processos disciplinares.
O TSE entendeu que Deltan pediu exoneração do cargo para evitar punições administrativas pelo CNMP, que caso aplicadas de fato, poderiam levar à sua inelegibilidade.