Search
Close this search box.
RIO BRANCO

POLÍTICA

Moscou sobre condenação de Trump: “Eliminação de rivais políticos”

Publicado em

A Rússia acusou o governo dos Estados Unidos de estar eliminando adversários políticos, após o ex-presidente Donald Trump ser condenado, nessa quinta-feira (30/5), no caso de pagamento de suborno à ex-atriz pornô Stormy Daniels.

“O fato de que uma eliminação de rivais políticos ‘de facto’, por todos os meios legais e ilegais possíveis, está acontecendo por lá é óbvio”, disse Dmitry Peskov, principal porta-voz de Vladimir Putin, para a imprensa nesta sexta-feira (31/5).

Após um júri popular de Nova York considerar Trump culpado em todas 34 acusações apresentadas contra ele, o magnata se tornou o primeiro ex-presidente americano a ser condenado criminalmente na História dos EUA.

Continua depois da publicidade

Críticas sobre Navalny

A delação do Kremlin iguala as críticas feitas pela Casa Branca sobre o Putin, que o governo persegue e elimina adversários políticos do chefe russo. No caso mais recente, Joe Biden culpou Putin pela morte de um de seus opositores mais proeminentes, Alexei Navalny.

Trump também acusou o chefe da Casa Branca de perseguição política. “Isso foi feito pela administração Biden para ferir ou prejudicar um oponente, um oponente político”, disse a repórteres depois de deixar o Tribunal Criminal de Manhattan.

“O verdadeiro veredicto será dado pelo povo em 5 de novembro”, completou se referindo às eleições dos Estados Unidos que disputou contra Biden. Pouco depois, o chefe da Casa Branca respondeu a fala do magnata pelo “X” (antigo Twitter), “só há uma maneira de manter Donald Trump fora do Salão Oval: nas urnas”.

Trump foi considerado culpado por crimes relacionados a falsificação de registros contábeis para esconder o suborno à atriz porno Stormy Daniels. No entanto, a pena será anunciada somente em 11 de julho pelo juiz Juan Merchan. As chances do ex-presidente ser mandado para a prisão são pequenas.

Vale destacar que a sentença será anunciada a poucos dias da Convenção Nacional do Partido Republicano, em que será anunciado o candidato do partido para disputar as eleições deste ano.

Propaganda
Advertisement