Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

POLÍTICA

Na Hora da Câmara: Asfalta Rio Branco, acidentes e ‘infiltrados no MDB’ são pautas na sessão desta terça

Publicado em

A sessão desta terça-feira (16) na Câmara Municipal de Rio Branco foi recheada de pautas e discussões políticas. Veja abaixo o que foi destaque:

Moção de pesar

Após a morte prematura de sua esposa, no último dia 9 de abril, o vereador Hidelgard Pascoal apresentou uma Moção de Pesar nesta terça-feira (16) em homenagem a Daniele Cavalcante de Paula Gobdin. “Tenho muito orgulho da mãe que escolhi para meus filhos”, diz Hidelgard emocionado. O vereador agora é “pai solteiro” de três filhos, mas disse que “Deus sabe de todas as coisas”.

Mais ruas

O vereador Francisco Piaba disse que esteve no Bairro Vitória, região do São Francisco, fiscalizando várias ruas, a pedido da população. Ele nomeou várias ruas e travessas que precisam ser alcançadas pelo Programa Asfalta Rio Branco. Pediu que a prefeitura “dê uma olhada naquela região”. O pedido se estendeu também para a região do Benfica, onde houve, segundo Piaba, reunião com diretores da EMURB, pedindo melhoramento de travessas, e pelo menos 1 km de ramal, tendo em vista a dificuldade do tráfego de alunos.

Continua depois da publicidade

Cadê os recursos? Onde serão aplicados?

A vereadora Elzinha Mendonça usou o vídeo de uma entrevista desta jornalista que vos escreve, sobre acidentes causados por buracos, onde a vítima estava bastante machucada e manifestou sua indignação pela falta de sinalização nos locais que estão em obra. A vereadora diz se solidarizar com a população, em virtude da quantidade de acidentes provocados por buracos em várias ruas. “Cadê o recurso da prefeitura?”, questionou ela. Por fim, Elzinha afirmou já ter solicitado o plano detalhado de como iria funcionar o Asfalta Rio Branco, com o objetivo de se informar e informar a população, porém o requerimento foi negado. “Lamentamos, pois assim não conseguimos dar uma satisfação para a população e nem fiscalizar, pois não sabemos como será aplicado o recurso”.

Saúde municipal está doente

As unidades básicas de saúde não estão atendendo a contento a população, de acordo com a vereadora Elzinha. “No Posto do Altamira, por exemplo, apenas 12 pacientes são atendidos por dia, e têm que chegar de madrugada. O atendimento é precário e não se tomam providências para resolver o problema”. Com a ineficiência da saúde básica, os pacientes são encaminhados para as UPAs, sobrecarregando o Sistema.

E a água, hein?

A falta de água também foi tema abordado por Elzinha, quando se referiu ao pronunciamento do presidente da Casa, vereador Raimundo Neném, a fim de solicitar a presença do responsável pelo SAERB, Enoque Pereira, para tratar sobre o problema de falta de água, e a casa aguarda por essa visita. “Me somo ao presidente nessa indicação”, disse Elzinha.

Defesa com unhas e dentes

O vereador Fábio Araújo usou a tribuna para rebater os comentários que o vereador Marcos Luz fez em suas redes sociais, quando disse que o ex-prefeito Marcos Alexandre não teria inaugurado nenhuma creche. Fábio apresentou um pequeno vídeo com fotos da época, dos eventos de entrega das creches. “Não temos como argumentar contra fatos e provas de que o ex-prefeito deixou sua marca na construção de creches”, disse Fábio.

Te engana que tu gosta

Marcos Luz, por sua vez, reafirmou que Marcus Alexandre mentiu em um programa de TV. “Ele não baixou o valor da passagem, mas alterou os subsídios. Os terminais de integração não foram criados por ele, mas sim na época de Raimundo Angelim”, disse Luz. Sobre as 14 creches, Marcos Luz disparou: “Ele está se referindo ao projeto minha casa minha vida, pois onde foi construído um conjunto, tinha também uma creche. Quando ele assumiu, já estava em andamento. Tudo na época do Angelim e isso era recurso federal. E pior, ele nem prestou contas do recurso. Até hoje a prefeitura tem problemas para receber recursos federais”, afirmou Marcos Luz.

Aceita que dói menos

“Sobre o MDB, não podem se abalar com os comentários do deputado federal Roberto Duarte. Porque a verdade é que o MDB acolheu o PT. Lá no MDB não tem MDBista, só tem Petista,” enfatizou Marcos Luz. Por fim, Marcos Luz alfinetou ainda mais, dizendo que alertou ao senador Petecão sobre o MDB. “Já falei pro senador Sérgio Petecão ter cuidado pra não ‘baterem a carteira’ dele lá (MDB). Lá já foi um lugar seguro, hoje não é mais, lá só tem petista,” finalizou.

Continua depois da publicidade

A “caixa preta” ficou azul

Sobre a famosa “caixa preta” do transporte público, o vereador Fábio falou que a mesma deve ter sido enterrada, pois o transporte público não melhorou em nada. “Na gestão passada eram 139 ônibus, atualmente não temos nem 100. Cadê a dignidade prometida para a população?” perguntou Fábio.

Tim-tim por tim-tim

Todos os vereadores de oposição buscam pelas mesmas respostas: “Como e onde serão aplicados os recursos do Asfalta Rio Branco?” Requerimentos solicitando tais informações sobre o cronograma da obra, como locais, obras e valores, já foram apresentados, mas não aprovados. Na próxima semana, novos requerimentos devem ser protocolados no Parlamento Mirim. Se serão aprovados? Aí já é mais 500.

Propaganda
Advertisement