POLÍTICA
No Acre, eleitor diz que problema em urna eletrônica o impediu de votar
O pastor e professor de inglês, Marcos Lopes, gravou um vídeo ao sair da sua zona eleitoral sem conseguir votar em todos os candidatos.
No vídeo, o eleitor diz que deu seu primeiro voto e a partir do segundo a urna eletrônica travou. Ele relata que comunicou aos responsáveis que pediram para ele corrigir, o que não foi possível.
“Votei pra federal e quando fui votar pra estadual a urna travou e os mesários disseram para eu corrigir e eu nem corregi, pois travou geral. Pediram para eu corrigir várias vezes e, de repente, apareceu o nome ‘votou’, como se eu tivesse completado minha votação, mas eu não votei”, conta.
Marcos disse ainda que reiniciaram a máquina e chamaram os fiscais dos partidos e o juiz eleitoral. “O juiz eleitoral mandou dizer que não podia fazer nada. E foi isso, saí para votar nos meus candidatos e não votei. Perguntei aos mesário para quem os votos e eles disseram que seriam nulos, mas não saí de casa pra votar nulo. Então não sei nem que reclamação fazer na justiça, pois fui fraudado na minha cidadania. A máquina não me permitiu votar e computou como se eu tivesse votado”, reclamou.
A equipe do Na Hora da Notícia entrou em contato com a assessoria do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), para saber o posicionamento do órgão sobre o ocorrido, mas, até a publicação deste material, não obteve retorno.
Veja o vídeo:
O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) emitiu no assunto.
NOTA DE ESCLARECIMENTO
O Tribunal Regional Eleitoral do Acre esclarece vídeo que está circulando em grupo de aplicativo de mensagem em que um eleitor informando de que votou para deputado federal e a urna travou e ele não concluiu a informação.
Segundo a ata da seção eleitoral, a urna travou e o mesário, em desacordo com a orientação repassada no treinamento, suspendeu a votação do eleitor. Este procedimento somente deve ser realizado quando o eleitor não consegue concluir a votação, o que parece não ser o caso. O mesário deveria ter desligado e reinicializado a urna, conforme orientação do TRE-AC, permitindo ao eleitor recomeçar a votação.