Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

POLÍTICA

Novas imagens mostram ação do GSI e de invasores do Planalto no 8 de janeiro

Publicado em

Imagens foram entregues ao Supremo Tribunal Federal (STF) Foto: Reprodução/Redes sociais

Novas imagens do circuito interno do Palácio do Planalto registraram a atuação de servidores e militares do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) durante a invasão do dia 8 de janeiro. As imagens foram entregues ao Supremo Tribunal Federal (STF) neste sábado, 22, após o ministro Alexandre de Moraes determinar quebra de sigilo.

A ordem do ministro é desdobramento da divulgação de imagens que mostram o então chefe do GSI, Gonçalves Dias, no Palácio do Planalto no dia do ataque que deixou destruídos os prédios do Planalto, do Congresso Nacional e do STF. As imagens do circuito interno de segurança foram veiculadas pela CNN Brasil, na quarta-feira, 19.

Continua depois da publicidade

As imagens entregues neste sábado mostram a atuação de José Eduardo Natale no dia do ataque. Nos trechos, o militar do GSI conversa com os invasores dentro do Palácio e tenta retirar os vândalos de um dos andares do anexo. A ação aconteceu entre 15h56 e 16h29.

Segundo o portal Metrópoles, ao todo, foram entregues ao STF mais de 200 horas de gravações, de 33 câmeras de segurança espalhadas pelos quatro andares do edifício.

Continua depois da publicidade

Caso Gonçalves Dias

A presença do general Gonçalves Dias no Palácio do Planalto veio à tona após divulgação de um vídeo pela CNN Brasil. Nas imagens, é possível ver que o general estava no Palácio do Planalto por volta das 16h30, momento em que os invasores já estavam lá.

O general Gonçalves Dias pediu demissão do cargo na quarta-feira, 19, após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com chefes de outras pastas. Durante viagem a Portugal, neste sábado, 22, Lula afirmou que iria decidir sobre o GSI quando voltasse ao Brasil. O órgão está sendo comandado, de forma interina, por Ricardo Cappeli.

Sobre o vídeo, o GSI afirmou que as imagens mostram a atuação dos agentes de segurança. Em um primeiro momento, eles tentavam evacuar os quarto e terceiro pisos do Palácio do Planalto, concentrando os manifestantes no segundo andar. A partir de então, o reforço do pelotão de choque da Polícia Militar do Distrito Federal viria a realizar a prisão dos invasores.

Continua depois da publicidade

“Quanto às afirmações de que agentes do GSI teriam colaborado com os invasores do Palácio do Planalto, informa-se que as condutas de agentes públicos do GSI envolvidos estão sendo apuradas em sede de sindicância investigativa instaurada no âmbito deste Ministério e se condutas irregulares forem comprovadas, os respectivos autores serão responsabilizados”, informou.

A pasta ainda destacou que as imagens das câmeras de segurança do Palácio do Planalto, gravadas no dia 8 de janeiro, fazem parte de inquérito policial instaurado no âmbito do STF (Supremo Tribunal Federal) e que o GSI não autorizou ou liberou qualquer imagem que não fosse destinada aos órgãos investigativos responsáveis, tendo em vista a proteção do sigilo do inquérito, previsto no art. 20 do Código de Processo Penal.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement