POLÍTICA
PAC deve focar em obras de Saúde e Educação e receber propostas de municípios a partir de setembro
Prestes a lançar o novo pacote de obras do governo federal, os ministros de Lula (PT) se reuniram nesta terça-feira, 8, com os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e líderes das respectivas casas para apresentar linhas gerais do programa. O anúncio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) deve acontecer na próxima sexta-feira, 11, no Rio de Janeiro, e o foco são projetos na área de Saúde e Educação.
O PAC deve ser apresentado com um portfólio inicial de obras. A partir de setembro, municípios vão apresentar projetos, que passarão por um comitê gestor, coordenado pela Casa Civil. A pasta será responsável por supervisionar e selecionar esses projetos.
O comando ficará com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, mas quem deve tocar o dia a dia do PAC será a número dois da pasta, a secretária-executiva, Miriam Belchior. Ela é ex-ministra do Planejamento e presidiu a Caixa Econômica Federal, além de ter sido uma das principais responsáveis pela execução do PCA em governos passados do PT.
Nesta terça, os ministros Rui Costa, e Alexandre Padilha, da Secretaria de Relações Institucionais, se reuniram, individualmente, primeiro com Pacheco, às 8h30, e depois com Lira, às 9h30. A secretária Miriam participa das agendas, assim como o secretário especial da Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento da Casa Civil, Maurício Muniz. À tarde estão previstas reuniões com líderes do Senado, e em sequência, com líderes da Câmara.