Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

POLÍTICA

Percepção de perseguição a Bolsonaro diminui, aponta pesquisa Quaest

Publicado em

Brasília, DF – Uma pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (17) revela que a percepção de perseguição política ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) diminuiu entre os brasileiros. De acordo com o levantamento, 47% dos entrevistados acreditam que Bolsonaro sofre perseguição no processo criminal envolvendo a tentativa de golpe de Estado, uma queda de cinco pontos percentuais em relação a agosto, quando esse índice era de 52%.

Em contrapartida, a parcela da população que considera o processo do Supremo Tribunal Federal (STF) contra o ex-presidente imparcial cresceu de 36% para 42% no mesmo período, um aumento de seis pontos percentuais. Os que não souberam opinar ou não responderam somam 11%.

Continua depois da publicidade

A pesquisa foi realizada entre os dias 12 e 14 de setembro, com 2.004 pessoas com 16 anos ou mais, em entrevistas presenciais. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Bolsonaro, juntamente com militares e antigos membros de seu governo, foi condenado pela maioria da Primeira Turma do Supremo a 27 anos e três meses de prisão, pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e ameaça grave, e deterioração de patrimônio tombado. Atualmente, o ex-presidente cumpre prisão domiciliar por descumprimento de medidas cautelares e ainda pode recorrer da decisão.

Continua depois da publicidade

Os dados da pesquisa Quaest indicam uma mudança na percepção da opinião pública em relação ao processo judicial contra Bolsonaro, com uma diminuição na crença de perseguição política e um aumento no reconhecimento da imparcialidade do processo.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement