Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

POLÍTICA

Peru: Castillo chama Boluarte de “usurpadora” e diz que não renunciará

Publicado em

Em carta aberta publicada no Twitter, o presidente deposto do Peru, Pedro Castillo, diz que não reconhece o impeachment do qual foi alvo, após tentar um golpe de estado. Ele ainda classificou a atual presidente, Dina Boluarte, como “usurpadora” e a comparou à “direita golpista”.

“Falo-vos para reiterar que sou incondicionalmente fiel ao mandato popular e constitucional que ostento como presidente, e não renunciarei nem abandonarei minhas altas e sagradas funções”, afirmou, sem reconhecer o processo de impeachment do qual foi alvo.

O ex-mandatário do Peru afirmou estar “humilhado, incomunicável, maltratado e sequestrado”. Castillo está preso desde a última quarta-feira (7/12).

Continua depois da publicidade

Leia a carta publicada no perfil de Castillo:

Tentativa de golpe

Na última quarta-feira (7/12), os rumos do país mudaram de maneira repentina. Castillo, que vinha sofrendo pressões no exercício do mandato, decretou estado de exceção. O anúncio ocorreu em TV aberta e determinava a dissolução do Congresso do país, convocação de novas eleições e implantação de estado de emergência e toque de recolher.

Mesmo com o anúncio de fechamento do Congresso, a casa legislativa votou e aprovou um processo de impeachment em urgência. Assim, assumiu o cargo Dina Bolurte, até então vice-presidente do Peru.

Diante da ilegalidade da iniciativa, Castillo foi preso e encaminhado para o mesmo presídio em que está detido o ex-ditador Alberto Fujimori, que governou o país entre 1990 e 2000.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress