O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta, afirmou, na tarde desta terça-feira (28/3), que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltará a despachar do Palácio do Planalto já nesta quarta-feira (29/3).
Segundo Pimenta, que passou a manhã reunido com Lula, o presidente está passando por avaliações médicas diariamente. “Ele está concluindo a medicação, a parte mais intensa. Está com muitas agendas durante o dia e muita disposição. A ideia dele é retormar as agendas no Palácio [do Planalto], retomando a normalidade do dia a dia”, afirmou.
O ministro-chefe da Secom, no entanto, não esclareceu se a junta médica chancelou a volta de Lula às atividades antecipadamente.
Em coletiva de imprensa, na segunda-feira (27/3), o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou que o petista estava se “recuperando bem” e que provavelmente voltaria a despachar do Palácio do Planalto apenas na quinta-feira (30/3).
Continua depois da publicidade
O problema de saúde de Lula manifestou os primeiros sinais na noite de quinta-feira (23/3) e impossibilitou a viagem do presidente à China, onde participaria de uma série de eventos diplomáticos.
Na ocasião, ele foi diagnosticado com broncopneumonia bacteriana e viral por influenza A. Desde então, Lula cumpria agendas no Palácio da Alvorada, residência oficial.
Na manhã desta terça-feira (28/3), o chefe do Executivo passou por nova avaliação médica. A médica Ana Helena Germoglio — profissional que tem cuidado da saúde do mandatário — chegou à residência oficial da Presidência por volta das 8h15.