Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

POLÍTICA

PL de redução do ICMS na venda de bezerros é aprovada na Aleac

Publicado em

O governador Gladson Cameli (Progressistas) enviou ontem, 19, para a ALEAC, o Projeto de Lei que trata da redução de 66,67% no ICMS nas operações interestaduais com bezerros para apreciação e aprovação do legislativo acreano.

Nesta quarta-feira, 20, os deputados estaduais receberam os produtores rurais e se reuniram em comissões para discutir o projeto que foi aprovado em sessão extraordinária. Alguns defendiam a aprovação imediata para a redução da pauta do bezerro, enquanto outros demonstravam um claro desalinhamento durante toda a discussão.

Para falar sobre as perspectivas do setor com a publicação do PL, a redação do Diário do Acre conversou com Edivan Maciel Azevedo, presidente do Sindicato Rural do Acre e vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Acre.

Continua depois da publicidade

Segundo Edivan, essa é uma medida que o governo toma para atender milhares de produtores: “Hoje o Acre tem uma grande produção de bezerros e esses bezerros estão represados, precisando ser comercializados fora do estado. O maior entrave que tem nisso, e que cabe ao governo, é essa redução do imposto”, disse Edivan, que é também pecuarista, no início de sua fala.

“O governo atendeu a solicitação desses criadores e com isso está facilitando a comercialização desse produto que está represado no Acre e com isso vai injetar mais capital no estado, todo o dinheiro da movimentação desses bezerros pra fora retornam pro produtor e o produtor com certeza estará investindo na sua propriedade e tornando o seu negócio viável”, pontuou.
O presidente do Sindicato Rural de Rio Branco lembrou ainda que o PL traz uma novidade, o recolhimento de uma taxa no valor de R$4,00 reais que deve ir para o Fundo Agropecuário Estadual, o FUNAGRO, em que o estado fica capitalizado também para atender as demandas de apoiar o setor agropecuário do estado.

“É importante dizer que essa medida vai permitir que em especial o pequeno produtor, pois 80% dos produtores de bezerro se encaixam nesse perfil, eles vão tirar um peso que tá hoje que são os bezerros represados em suas propriedades. Isso vai melhorar muito a economia rural do estado”, finalizou Edivan.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress