O ex-governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite declarou, nesta sexta-feira (22/4), apoio à candidatura do ex-governador de São Paulo João Doria à Presidência da República. Depois de meses trabalhando para ser candidato no lugar do paulista, Leite afirmou que respeita o vencedor das prévias do PSDB, e acredita que o partido “deve ter candidato a presidente e liderar o centro democrático”.
Eduardo completou: “Hoje este nome é João Doria”. Por meio de carta, ainda afirmou nunca ter tentado tirar a legitimidade das prévias que perdeu para o correligionário.
“Qualquer caminho diferente dependeria de entendimento com o próprio candidato escolhido. Assim, me coloco ao lado do meu partido e desta candidatura, na expectativa de que a união do PSDB contribua com a aguardada unificação dos atores políticos do centro daqui até a eleição de outubro”, completou.
Continua depois da publicidade
Doria e Leite se encontraram na última terça-feira (19/4) em reunião pedida pelo ex-governador do Rio Grande do Sul. A reunião ocorreu para que Leite expressasse esse apoio pessoalmente a Doria.
Veja carta:
Derrota nas prévias e flerte com PSD
Após perder as prévias do PSDB para a escolha do nome de quem disputaria a presidência, Leite chegou a flertar com o PSD de Gilberto Kassab. A intenção era ser o postulante da legenda ao Palácio do Planalto.
No entanto, Eduardo decidiu ficar no PSDB devido à desconfiança que nutria em relação aos acordos negociados entre Lula e Kassab, e apostando na possibilidade de troca do candidato tucano.
Tucanos aliados de Leite afirmam que o ex-governador demonstrava insegurança para encabeçar projeto num partido que deverá apoiar Lula no segundo turno da eleição.
Propaganda