POLÍTICA
Pré-candidato a vereador Francineudo Costa deve ser investigado por possível crime de transfobia
O pré-candidato a vereador de Rio Branco (AC) e ex-presidente do Instituto Estadual Profissional e Tecnológica Dom Moacyr Grechi (Ieptec), Francineudo Costa, deve ser investigado pelo crime de transfobia.
A solicitação de instauração de um inquérito policial foi feita pelo Ministério Público Federal (MPF) após uma publicação de Francineudo logo após a publicação de uma matéria, na qual a miss Acre Trans, Allana Rodrigues, relatou ter sido expulsa de um banheiro feminino em um estabelecimento local na capital.
Em seu perfil, o pré-candidato escreveu “mudou a opção sexual, mas continua com órgão genital mas masculino. Tem que usar banheiro masculino, ou então faz-se uma lei para construção de banheiros específicos para pessoas que mudaram de opção sexual”.
O MPF informou que, após a publicação, quatro representações a respeito do possível crime foram registradas, pois seu conteúdo disseminava ódio e intolerância contra pessoas transgêneras. Ainda no documento, o procurador da República Lucas Costa diz que a internet serve de palco para ódio à população LGBTQIA+. “A postagem demonstra como a internet tem servido de palco para o ódio à população LGBTQIA+ e escancara a realidade discriminatória alimentada pela ideia de que é um território sem lei”.