POLÍTICA
Pré-candidatura de Ney Amorim ganha força e consolida aliança com Mailza Assis e Gladson Cameli

O nome de Ney Amorim voltou a circular com força no cenário político acreano. Atual secretário de Estado de Esporte e Lazer, Amorim confirmou, nesta quinta-feira (9), que será pré-candidato a deputado federal pelo Podemos nas eleições de 2026. A declaração foi feita durante entrevista ao programa Gazeta Entrevista, da TV Gazeta.
“Eu sou pré-candidato também a deputado federal. Isso está decidido. Algumas pessoas têm dúvida e até comentam: ‘ah, não, o Ney vai falar de deputado federal, depois ele muda para estadual’. Eu contribuí com a Assembleia com o que eu pude. Eu pude fazer o meu melhor. Eu dei o meu melhor”, afirmou.
Apoio à candidatura de Mailza Assis
Durante a entrevista, Ney destacou que o Podemos tem um compromisso “inegociável” com a vice-governadora Mailza Assis, pré-candidata ao governo do Acre. Segundo ele, o partido já se reuniu recentemente com Mailza para alinhar estratégias e reforçar a aliança.
“Tivemos uma reunião com a nossa futura governadora e hoje vice-governadora, Mailza, recentemente, declarando o nosso apoio e também tratando sobre essa importância de termos os partidos aliados se sentindo parte de verdade”, ressaltou.
Alinhamento com Gladson Cameli
Amorim também deixou claro que a legenda atua em sintonia com o governador Gladson Cameli, a quem chamou de liderança central do grupo político. “Até porque o Podemos tem tido um grande apoio do governador Gladson Cameli e está sob orientação do nosso governador. Todos nós estamos embaixo do guarda-chuva do governador e temos uma orientação política”, declarou.
Além de Mailza, o Podemos também pretende apoiar Gladson como pré-candidato ao Senado Federal. “Gladson é nosso pré-candidato a senador da República. Isso está resolvido na nossa cabeça. A Mailza, a nossa pré-candidata a governadora, já estamos conversando, estamos articulando. E vamos trabalhar muito firme para isso”, afirmou.
Construção de alianças
Para Ney Amorim, a estratégia para o próximo pleito passa pela ampliação das alianças e pela construção de uma base sólida entre partidos. Ele citou conversas recentes com lideranças do PSDB e do MDB como exemplo do avanço nas articulações.
“Com uma boa coordenação futura, dá para cuidar da chapa do Podemos, do PSDB e do MDB, que recentemente teve uma conversa muito boa. Existe uma aproximação muito boa, e sinto que das partes tem o interesse de entrar”, disse.
União de forças
Ao final da entrevista, Ney reforçou que acredita na política construída a partir da soma de esforços. “Por mais que eu tenha um partido embaixo desse guarda-chuva, política você faz juntando força política e não se desconsidera força política do MDB. Sempre tem espaço para mais aliados, para mais partidos, porque em uma eleição não se ganha sozinho, você ganha juntando pessoas”, concluiu.
