Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

POLÍTICA

‘Precisamos ter liberdade de defesa’, diz advogado de Bolsonaro

Publicado em

Advogado Celso Vilardi, que defende Jair Bolsonaro (PL) Foto: Reprodução/GloboNews

O advogado Celso Vilardi, que defende Jair Bolsonaro (PL), afirmou à imprensa que “precisa de liberdade de defesa”. A declaração foi dada logo após a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidir, por unanimidade, aceitar a denúncia que torna o ex-presidente e sete aliados réus por participação na tentativa de golpe de Estado.

“Precisamos ter liberdade de defesa, que senão é muito complicado. O alerta que nós estamos fazendo desde a apresentação da defesa e na sustentação oral de ontem, é o que aconteceu hoje: trechos de diálogos. Estão dentro do contexto? Fora do contexto? tem alguma coisa mais ou a menos? Nós não sabemos. Então, nós precisamos ter e esperamos que tenhamos, a partir de agora, uma plenitude de defesa que é o que determina a Constituição Federal”, disse Vilardi.

Continua depois da publicidade

Com a decisão do STF nesta quarta-feira, 26, de aceitar a denúncia da PGR, tem início agora a fase processual em que o mérito das acusações será analisado.

O ex-presidente e 33 aliados foram denunciados pelo procurador-geral, Paulo Gonet, pelos crimes de tentativa de golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. A denúncia foi fatiada e, nesta primeira fase, viraram réus os oito integrantes do chamado ‘núcleo 1’, formado por Bolsonaro, ex-ministros e militares que participaram de sua gestão.

Continua depois da publicidade

Na sessão desta quarta-feira, o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, apresentou seu voto, acatando integralmente a denúncia da PGR. Em seguida, os outros quatro integrantes da Primeira Turma –Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin– seguiram o voto do relator, acatando a denúncia por unanimidade.

Bolsonaro diz ser alvo de perseguição política

Logo após os ministros do STF formarem maioria para tornar Bolsonaro réu, o ex-presidente foi as redes sociais para ironizar a suposta pressa dos ministros em analisar a denúncia.

Continua depois da publicidade

Em seu perfil nas redes sociais, Bolsonaro escreveu: “Estão com pressa. Muita pressa. O processo contra mim avança a uma velocidade 14 vezes maior que o do Mensalão e pelo menos 10 vezes mais rápida que o de Lula na Lava Jato.”

Ele ainda alegou que a motivação para torná-lo réu é simplesmente política, tendo em vista a disputa das eleições de 2026.

Continua depois da publicidade

 

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement