POLÍTICA
Prefeito Zequinha Lima passa por cirurgia de emergência após partida de futebol
O prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima (Progressistas), está hospitalizado no Hospital do Juruá, após passar por uma cirurgia de emergência na noite de quinta-feira (27). O prefeito fraturou a fíbula direta, um osso das pernas, durante uma partida de futebol numa confraternização com amigos no Ramal do Centrinho, na zona de Cruzeiro do Sul.
Anatomicamente, no ser humano, a fíbula é um osso da perna fino e cilíndrico, que se localiza na sua região posterior. Este osso se encontra junto a outro osso longo, a tíbia. Um osso longo que define com um comprimento maior do que a largura.
Tal como outros ossos longos, a fíbula tem uma extremidade proximal (com cabeça e colo), um corpo ou diáfise, e uma extremidade distal. A fíbula e a tíbia são paralelas uma à outra na perna e têm um comprimento semelhante, mas a fíbula é muito mais fina do que a tíbia. Isso é indicativo da função de suporte de peso de cada osso. Em outras palavras, a tíbia, mais espessa, tem uma função muito maior no suporte de peso do que a fíbula.
Informações importantes sobre a fíbula é definida como um osso da perna fino e cilíndrico, que se localiza na sua região posterior. Este osso se encontra junto a outro osso longo que tem um comprimento maior do que a largura. Trata-se de um osso de sustentação do corpo humano.
Aos 53 anos deidade, Zequinha Lima se define como um atleta, jogador de futebol em todos os finais de semana, desde a juventude. Na noite do acidente, após cumprir uma agenda cheia durante o dia, de acordo com a assessoria, ele foi jogar uma partida com os amigos e, no meio do jogo, ao receber um passe de bola, sentiu um estalo na perna e muitas dores.
Um médico que também estava em campo, ao perceber a situação, imobilizou o prefeito e ele foi levado em situação de emergência para o Pronto-Socorro do Hospital do Juruá, onde foi recebido pelo serviço médico de ortopedia e submetido à cirurgia. O procedimento durou pelo menos uma hora, com uma incisão que pegou pelo menos 13 pontos. O prefeito já saiu do centro cirúrgico e está num leito e espera receber alta hospitalar neste sábado (29).
A assessoria informou que ele não vai se licenciar do cargo e que a agenda prevista para este próximo final de semana será cumprida pelo vice-prefeito Henrique Afonso. Zequinha Lima, mesmo com a perna imobilizada e precisando se locomover de muletas, vai continuar trabalhando normalmente.