POLÍTICA
Prefeitura não garante reajuste de R$ 33% aos servidores da educação
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (Progressistas) declarou na sessão solene realizada na Câmara Municipal de Rio Branco nesta quarta-feira, 2, que a prefeitura não deverá conceder o reajuste de 33,24% no piso salarial dos professores da educação básica, conforme anunciado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PL).
Embora o governo federal banque parte dos recursos via Fundeb, o pagamento de salário na ponta será feito por estados e municípios. Porém, Bocalom não descarta o reajuste, mas, deixou claro que, dificilmente, será na margem proposta pelo governo federal. “Esse reajuste de 33% do piso salarial, os prefeitos estão desesperados com isso. Alguns não podem dá nem 1% em relação a lei de responsabilidade fiscal”, comentou.
O chefe do executivo pediu aos 17 vereadores ajuda para dialogar um reajuste adequado aos profissionais da educação. “Vamos discutir com a categoria. Temos que discutir com base no limite de responsabilidade fiscal que temos que seguir e cumprir. Peço o apoio dos senhores para conseguir contempla os professores”, encerrou.