POLÍTICA
Presidente Lula fortalece parceria estratégica entre Brasil e Alemanha em visita a Berlim
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, chegou a Berlim (Alemanha) neste domingo (03/12) para consolidar o retorno da parceria estratégica entre Brasil e Alemanha. Durante sua estadia de dois dias, Lula terá uma agenda oficial intensa, marcando um ano de cooperação bilateral entre os dois países. O chanceler Olaf Scholz recebeu a missão brasileira com um jantar de boas-vindas.
A Alemanha é o principal parceiro comercial do Brasil na Europa e uma fonte tradicional de investimentos. O comércio bilateral entre os dois países atingiu US$ 19 bilhões em 2022 e, somente nos primeiros dez meses deste ano, já alcançou US$ 15,9 bilhões. Com cerca de 1.600 empresas alemãs instaladas no Brasil, elas representam de 8% a 10% do PIB industrial brasileiro, sendo São Paulo uma das maiores concentrações industriais alemãs fora da Alemanha.
Lula comentou em uma conversa com jornalistas após o jantar que tem incentivado a Alemanha a investir mais na América do Sul e, especialmente, no Brasil. Ele ressaltou que o país está trabalhando questões como energia limpa, renovação energética, Amazônia e biodiversidade, tornando-se um destino atrativo para investimentos.
Nesta segunda-feira (04/12), Lula liderará, junto com o chanceler Olaf Scholz, a 2ª Reunião de Consultas Intergovernamentais de Alto Nível, que contará com ministros dos dois países. Um dos objetivos dessa viagem é fortalecer a aliança na área de transformação ecológica.
Autoridades dos dois países têm a intenção de assinar uma série de acordos nas áreas de meio ambiente e mudança climática, agricultura, bioeconomia, saúde, ciência, tecnologia e inovação, desenvolvimento global, integridade da informação e combate à desinformação.
Brasil e Alemanha vivem um momento especial em suas relações em 2023. A revitalização da parceria entre os dois países é evidente e a visita do presidente Lula e dos ministros a Berlim é um sinal claro dessa renovação e relevância.
Em suas redes sociais, Lula anunciou sua chegada em Berlim para uma reunião entre os governos alemão e brasileiro, com o objetivo de reforçar a parceria e cooperação em várias áreas, como energia, indústria, combate às fake news e transição ecológica. Ele destacou que o diálogo com os alemães, que havia sido abandonado em governos anteriores, está sendo retomado com uma das maiores e mais avançadas economias do mundo.