POLÍTICA
Quase 40% dos acreanos acreditam que Bolsonaro é culpado por inflação, diz pesquisa Perfil/Fieac
Um levantamento feito pelo Instituto Perfil de Pesquisas, encomendado pela Federação da Industria e do Comércio do Acre (Fieac) para a Pesquisa para Avaliação de Cenário Político e Econômico, mostrou que ao passo que o presidente Jair Bolsonaro (PP) é o preferido na corrida presidencial de 2022, ele também é culpabilizado, por quase 40% dos acreanos, pela inflação de 2021.
Segundo a pesquisa, que ouviu 1.404 pessoas de oito municípios de forma proporcional, 38,4% dos entrevistados disseram que o botijão de gás, os alimentos e a gasolina estão cada vez mais caras por conta do atual presidente.
Em seguida, a pandemia de Covid-19 é apontada como culpada por 23,5% dos acreanos. Após isso, os governos passados (22,7%), o governador Gladson Cameli (6%) e os empresários e os bancos (5,6%) também foram culpabilizados pelos entrevistados.
A pesquisa foi feita entre os dias 14 a 19 de fevereiro de 2022, e tem percentual de 95% de confiança em demonstrar à realidade, com margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.
As entrevistas foram realizadas nos municípios de Rio Branco, Brasileia, Sena Madureira, Tarauacá, Feijó, Epitaciolândia, Xapuri e Cruzeiro do Sul, utilizando o modo “Face a Face”, com coleta de dados em zonas de trânsito de pessoas e nas residências.