Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

POLÍTICA

Quase 50% dos brasileiros acham que o Brasil “vive ditadura do judiciário”, diz pesquisa

Publicado em

A pesquisa foi divulgada no mesmo período de repercussão da megaoperação da PF autorizada por Moraes contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e aliados| Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

Uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira (9) pela Atlas Intel mostrou que 47,3% dos brasileiros acreditam que o país “vive sob uma ditadura do judiciário”. A pesquisa ouviu 1.615 pessoas nos dias 8 e 9 de fevereiro de 2024, mesmo período de repercussão da megaoperação da Polícia Federal (PF) autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e aliados.

Para 16,7% dos entrevistados, o país não vive uma ditadura do judiciário, mas muitos juízes “cometem abusos e ultrapassam suas atribuições”. Para outros 20,9%, “o judiciário está cumprindo o seu papel corretamente”.

Continua depois da publicidade

No mesmo levantamento, 42,2% dos entrevistados acreditam que o ex-presidente “está sendo perseguido injustamente. Outros 46,5% disseram acreditar que Bolsonaro “planejou um golpe de estado” como sugere a PF.

Em outro tópico, 41,3% disseram que não teriam apoiado o ex-presidente caso ele tivesse decretado estado de sítio no segundo turno das eleições de 2022 para tirar os poderes do STF.

Continua depois da publicidade

Quando perguntados sobre uma possível prisão de Bolsonaro, 38,2% dos entrevistados disseram acreditar em uma prisão do ex-presidente. Para outros 36,4%, Bolsonaro não será preso.

Entre os entrevistados, 39,6% disseram apoiar ou simpatizar com Bolsonaro e 51,1% disseram não simpatizar com o presidente nem apoiá-lo.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement