Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

POLÍTICA

Reforma tributária: grupo de Lira reclama da falta de empenho do governo

Publicado em

Líderes aliados a Arthur Lira (PP-AL) reclamam, nos bastidores, da “falta de empenho” do governo Lula para ajudar a aprovar a reforma tributária, cuja votação está marcada para esta semana no plenário da Câmara.

A principal reclamação está relacionada ao atraso no pagamento de emendas parlamentares pelo Executivo. “Só estão pagando as (emendas) impositivas”, relatou à coluna um líder partidário aliado ao presidente da Casa.

Continua depois da publicidade

Integrantes do Palácio do Planalto admitem haver um problema na liberação de emendas, sobretudo no Ministério da Saúde. O impasse estaria ligado ao tempo de cadastramento das propostas no sistema da pasta.

Herança do orçamento secreto

O principal alvo da reclamação dos líderes aliados a Lira são R$ 3 bilhões em emendas oriundas do chamado orçamento secreto e que, após decisão do STF, viraram verbas de controle direto do Ministério da Saúde.

Continua depois da publicidade

Como noticiou a repórter Natalia Portinari na coluna Guilherme Amado, do Metrópoles, o Ministério da Saúde baixou portaria estabelecendo uma série de requisitos técnicos para liberar esses recursos.

No cadastro, é preciso confirmar que o município beneficiado realmente necessita da verba. A exigência atende determinação dada pelo STF ao proibir o orçamento secreto.

Cargos

Além da liberação de emendas, aliados de Lira esperam que o governo destrave cargos que prometeu ao Centrão. Entre eles, está a troca no comando do Ministério do Turismo, prometida ao União Brasil para esta semana.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement