Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

POLÍTICA

Reunião para alinhar ações do Projeto Rhuamm tem participação do MPT no Acre

Publicado em

Núcleo da Cidadania da Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC) se reuniu com representantes de instituições parceiras para alinhamento do projeto Rede Humanizada de Apoio a Meninas e Meninos (Rhuamm). Foto: Ascom/MPT.

ACRE – Reunião para alinhamento do projeto Rede Humanizada de Apoio a Meninas e Meninos (Rhuamm), promovida pelo Núcleo da Cidadania da Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC), com representantes de instituições parceiras, teve a participação do MPT, representado pela Procuradora do Trabalho, Michele da Rocha, titular do 3º Ofício da Procuradoria do Trabalho (PTM) no Município de Rio Branco, a capital acreana.

O encontro foi realizado na quinta-feira, 07/04, no qual o coordenador do Núcleo da Cidadania, Celso Araújo, e as servidoras Margarida Souza e Sandra Xavier apresentaram as ações estratégicas do plano de atuação do projeto da DPE, que visa formar uma rede de atendimento e acolhimento para crianças de zero a 12 anos, em situação de vulnerabilidade extrema e vítimas de violência.

A Procuradora do Trabalho Michele da Rocha explica que “a integração do MPT no Projeto RHUAMM dar-se-á no contexto da prevenção e combate ao trabalho infantil, inclusive quanto a uma das suas piores formas, a exploração sexual comercial de crianças e adolescentes, tema inserido dentre as  metas prioritárias de atuação da instituição. O propósito é contribuir, especialmente, na articulação técnico-jurídica da rede de proteção e na recepção e processamento de denúncias que ensejem a atuação finalística do MPT, além de outras ações pertinentes.”

Continua depois da publicidade

“Este projeto-piloto, idealizado pela DPE, busca tratar e prevenir os casos de violência contra crianças, trabalhando no apoio e auxílio das vítimas, juntamente com as instituições parceiras que são fundamentais para o desenvolvimento da Rede”, disse o defensor público e coordenador do Núcleo, Celso Araújo.

Após a troca de experiências e ideias, os órgãos parceiros reafirmaram o compromisso com a DPE para promoção das ações conjuntas do projeto, previsto para lançamento em maio deste ano.

A gestora do Centro de Ensino Infantil Willy Viana, Antônia Lopes, escola que receberá o núcleo do projeto, explicou que a iniciativa pioneira é de extrema importância para o combate e prevenção contra a violência infantil.

“O trabalho que será desenvolvido na escola com o auxílio do professor, aquele que está no dia a dia com as crianças, fará uma grande diferença, pois o projeto atuará não somente com as consequências da violência, mas também com a conscientização e prevenção, por meio do acompanhamento das vítimas e dos familiares”, explicou a gestora.

Na oportunidade, a defensora-geral do Estado, Simone Santiago, agradeceu o empenho e comprometimento das instituições parceiras da iniciativa que busca promover a proteção dos direitos de crianças e adolescentes.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress