POLÍTICA
Rio Branco debate aumento de subsídio ao transporte público: Vereador alerta para atraso em nova licitação

Rio Branco – A Câmara Municipal de Rio Branco se prepara para uma semana decisiva com a votação do Projeto de Lei (PL) da Prefeitura que propõe um aumento significativo no subsídio concedido à Ricco Transporte, única operadora do transporte público na capital. O vereador Zé Lopes (Republicanos) tem se posicionado veementemente contra a proposta, alertando para as consequências da medida e convocando a população a exercer pressão sobre os parlamentares.
A matéria em questão busca elevar o valor do subsídio por passageiro de R$ 2,63 para R$ 3,63. Segundo o vereador Zé Lopes, essa alteração, se aprovada, pode ter um impacto direto e negativo na tão esperada licitação para a renovação do serviço de transporte público, que traria novos ônibus para a cidade.
“A votação é amanhã. É crucial a pressão do movimento social para que suas vozes sejam ouvidas e influenciem o resultado. Este subsídio, aprovado em 2022, deveria ser provisório, com prazo final em novembro de 2023, mas se estendeu até hoje”, destacou o parlamentar.
Lopes enfatizou que a aprovação do aumento poderia adiar indefinidamente a licitação. “Se eles conseguirem mais um real de subsídio, a licitação para termos os tão sonhados ônibus novos nunca sairá! Só teremos ônibus novos se não aprovarmos este subsídio, que será votado na CCJ hoje e no plenário amanhã. Mantenham a pressão. Tragam mais gente amanhã. É importantíssimo. Levem pessoas para frente da Prefeitura. Sem pressão, todos nós sairemos perdendo”, completou o vereador, reforçando a necessidade da mobilização popular.
A discussão em torno do subsídio e da licitação do transporte público tem gerado grande expectativa entre os moradores de Rio Branco, que anseiam por melhorias no serviço. A decisão dos vereadores nos próximos dias definirá os rumos do transporte coletivo na cidade.
