POLÍTICA
Saiba quem é o homem que levou um tapa no rosto de Ciro Gomes no Ceará
O jovem agredido pelo ex-presidenciável Ciro Gomes no último domingo (3/12), conforme mostrou a coluna de Guilherme Amado, do Metrópoles, foi identificado como o ativista Tiê Rocha de Sousa Oliveira.
Veja o momento em que o homem é estapeado:
Tiê se descreve, no portal Mapa Cultural do Ceará, como “sertanejo, juremeiro, ativista lesbotransfeminista, ambientalista e antirracista”. Ele integra o grupo Tambores de Safo há 12 anos, tendo sido também cofundador do grupo Batuque de Odê e do Bloco Cola-Velcro.
Ele participa como percussionista e contramestre de batuque no carnaval desde 2012, tendo marcado presença em grupos como o Maracatu Nação Pici, Afoxé Omorisá odé e Oxum Odolá.
Após o ocorrido, Tiê esclareceu, nas redes sociais, que não faz parte do Partido Socialismo e Liberdade (PSol) do Ceará — a informação surgiu em alguns blogs locais. “Retificando, não sou filiado ao PSol Ceará, e nem serei candidato a vereador em 2024. (…) Apanho na cara com orgulho para defender o que é nosso, e não uso isso para me eleger”, ressaltou.
Ainda nas redes sociais, o ativista Tiê voltou a questionar Ciro, de acordo com publicação. “O senhor quer conversar hoje ou ainda quer me bater? Tem noção do que o senhor fez? Você podia ter me ignorado, e eu ia sair de doido, mas tu foi racista comigo”, escreveu.
O PSol Ceará, por meio de nota à imprensa, lamentou o episódio e reiterou a afirmação de Tiê de que ele não seria filiado ao partido.
Relembre o caso
A agressão de Ciro Gomes ao jovem ocorreu durante um show de samba em Fortaleza, no Ceará. O ex-presidenciável estava acompanhando do prefeito de Fortaleza, José Sarto.
“Diz pra nós como é que rouba a população sem ser preso”, provocou Tiê durante o evento. “É bandido, sim”, respondeu Tiê ao receber uma resposta negativa de Ciro. Logo em seguida, o ex-presidenciável deu um tapa no rosto de Tiê.